Praça em São Paulo ganha nome e estátua de Vladimir Herzog

Para homenagear o jornalista Vladimir Herzog, torturado e morto pela ditadura militar, a Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Ítalo Cardoso (PT) para rebatizar a praça atualmente conhecida como Divina Providência com o nome do jornalista paulistano.

A praça está localizada na rua Santo Antônio, atrás do Palácio Anchieta (Câmara dos Vereadores), região central de São Paulo, próxima ao Terminal Bandeira. No local será instalada uma estátua em bronze com cerca de 2,20m de altura do jornalista, réplica do troféu entregue anualmente a vencedores do Prêmio de Jornalismo Vladimir Herzog, e também a reprodução em mosaico do quadro 25 de Outubro (conhecido como Guernica Brasileira) de 4mx10m.

De autoria do artista plástico Elifas Andreato, uma referência no meio intelectual, jornalístico e artístico nacional, todas essas obras são consideradas importantes expressões da história política brasileira representada na figura de Vladimir Herzog.

A estátua será uma reprodução da imagem Vlado Vitorioso, criada por Elifas para a Organização das Nações Unidas em 2008, em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Já a Guernica Brasileira protesta contra o assassinato do jornalista, obra exposta pela primeira vez em 1981, durante as comemorações do centenário do nascimento de Pablo Picasso.

A praça Vladimir Herzog foi revitalizada pela Câmara. No entanto, sua inauguração oficial será em outubro, acompanhando o cronograma de anúncio aberto dos vencedores da 34º edição do Prêmio de Jornalismo Vladimir Herzog, oferecido pelo Instituto Vladimir Herzog. O concurso tem a missão de contribuir para a reflexão e produção de informações que garantam o direito à vida e à justiça.

Com informações do Instituto Vladimir Herzog