Apagões em Fonte Boa atrapalham o desenvolvimento do município

A denúncia foi feita pelo deputado Wilson Lisboa, líder do PCdoB na Assembleia Legislativa do Amazonas.

No primeiro dia de Sessão Plenária (01), após o recesso parlamentar de 15 dias, o deputado disse que os apagões constantes no município de Fonte Boa, a 676 quilômetros da capital, estão impedindo o desenvolvimento econômico do município.

“A criação de agroindústrias e frigoríficos é um problema para Fonte Boa. Durante 15 dias que estive lá, contabilizei vários apagões.

Se continuar assim, sem suporte técnico, não terá como instalar fábricas para geração de emprego e renda para a população” garantiu o parlamentar.

Na tribuna, o deputado disse que está preocupado com a situação e cobrou as autoridades da Eletrobrás Amazonas Energia. Segundo ele, a salgadeira do pirarucu que ainda não foi inaugurada pela Secretaria de Produção Rural (SEPROR), mas já está com as instalações concluídas, deve deixar de funcionar por causa da falta de energia.

“Para se ter uma ideia, só a salgadeira promete gerar ao município de Fonte Boa, pelo menos 250 empregos diretos e mais de mil indiretos. Com os apagões, a fábrica vai ficar incapaz de funcionar e o município estará caminhando na contramão” disse Lisboa.

Lisboa também falou que o problema prejudica outras potencialidades locais no município. Ele garante que para desafogar a prefeitura é preciso instalar novas agroindústrias e frigoríficos com a matéria-prima que o município dispõe, como: a extração do óleo do buriti, andiroba, e principalmente o manejo da madeira.

O deputado garante que com a falta de geração e renda nos municípios, os jovens acabam se enveredando para o narcotráfico e a prostituição, porque querem ter os próprios ganhos e não depender dos pais.

“Precisamos aproveitar os programas lançados pelo governador Omar Aziz, que tem levado milhões de reais em investimentos para o Estado. Queremos biodiversidade nos municípios e não estragar os recursos. Não podemos abrir mão dessa parceria com o Estado, para que possamos desenvolver o maior polo econômico no médio Solimões” disse o deputado.

Wilson defende que o interior do Amazonas é prodigo. E que é preciso aproveitar as peculiaridades com conhecimento e tecnologia. O potencial de lagos em Fonte Boa, por exemplo, é de 90% na reserva Mamiraua. Existe também uma diversidade de andiroba, capaz de ter uma agroindústria.

Mas, o parlamentar afirma que o desenvolvimento econômico sustentável só será possível em Fonte Boa se existir suporte energético no município.