Brasil deve ter a maior safra da história em 2012, diz ministro

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, afirmou nesta quinta-feira (2) que no final deste ano pretende anunciar "a maior safra da História do Brasil".


Miniatro Mendes Ribeiro fala no programa Bom dia Ministro/ foto: Antônio Cruz/ABr

Ele disse que, apesar da forte seca e da chuva em excesso em diversas regiões, "o avanço será possível". O ministro não adiantou números, mas deu ênfase a várias ações do governo de apoio ao produtor.

As medidas adotadas para o setor agrícola e agropecuário, "serão decisivas para bons resultados na safra agrícola 2012/2013, pois todos os instrumentos disponíveis foram utilizados em favor do produtor".

Segundo Mendes Ribeiro, por ocasião do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, o produtor teve a garantia da presidenta Dilma Rousseff de que "não vão faltar recursos", caso o dinheiro previsto não seja suficiente.

O Plano Agrícola e Pecuário dispõe de R$ 115,2 bilhões para ser usado pelo médio produtor rural, no cooperativismo e na produção sustentável.

O ministro da Agricultura deu entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, com transmissão ao vivo pela TV NBR e via satélite para emissoras de rádio.

Para ele, o Brasil tem hoje "uma política agrícola de fazer inveja, mas é preciso avançar na área do armazenamento e da irrigação. Queremos que o agricultor perceba que o Estado e o governo estão do seu lado vão garantir o seu trabalho para que produza cada vez mais".

Fonte: Agência Brasil