Irã reclama resposta clara em negociações nucleares

O chefe das negociações nucleares do Irã, Saeed Jalili, reclamou às seis potências mundiais do grupo 5+1 que deem uma resposta clara às ideias apresentadas durante as recentes negociações, destacou nesta sexta-feira (3) uma fonte oficial.

Um porta-voz do Conselho Supremo de Segurança Nacional (CSSN) do Irã, instância que Jalili também dirige, assinalou que esta autoridade conversou na noite de quinta-feira (2) por telefone com a chefe da política externa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, que representa o G5+1.

Esse grupo de países é formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha com o objetivo de solucionar o contencioso nuclear com a nação persa, que rechaça acusações do Ocidente de que pretende fabricar a arma atômica.

Segundo a fonte, Jalili expressou a Ashton que "uma resposta clara e específica (do G5+1) às ideias sensíveis da República Islâmica do Irã é uma solicitação lógica", em alusão ao que foi reivindicado por Teerã na mais recente rodada de conversações em Istambul.

Os subordinados imediatos de Jalili e Ashton, Ali Baqeri e Helga Schmid, respectivamente, se reuniram em 24 de julho na cidade turca, três semanas depois que o Irã e o referido grupo sustentaram um encontro em nível de experts.

Os Estados Unidos, a França, a Grã Bretanha, a Rússia e a China, assim como a Alemanha saudaram as ideias propostas pelo Irã em Istambul, e manterão consultas entre si para anunciar uma conclusão a Jalili dentro de duas semanas, expressou a chefe da diplomacia da União Europeia.

Não obstante a sua vontade de dialogar e solucionar o prolongado contencioso nuclear que tem servido de pretexto ao Ocidente para aplicar sanções econômicas, Teerã defende seu direito inalienável a enriquecer urânio para fins pacíficos.

Prensa Latina