Dirigente iraniano rechaça via militar para crise síria

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, recebeu nesta terça-feira (7) o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, anunciou uma fonte oficial.

Jalili, que chegou a Damasco procedente do Líbano, dará uma entrevista coletiva ainda nesta terça-feira na embaixada iraniana na Síria, na qual se espera que aborde as gestões em curso para conseguir a libertação de 48 peregrinos iranianos sequestrados pelo Exército Livre Sírio, braço armado da oposição.

Em Beirute, a autoridade iraniana se encontrou com o presidente do Parlamento libanês, Nabih Berri, e com o primeiro-ministro Najib Mikati.
 
O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano, Saeed Jalili, descartou nesta terça-feira (7) uma solução militar para o conflito na Síria, momentos antes de viajar para Damasco.

"Os que pensam que podem comprar mais segurança para si próprios enviando armas e terroristas à Síria estão cometendo um erro estratégico", sublinhou Jalili em alusão ao Catar, Arábia Saudita e Turquía, que fornecem armas aos opositores sírios.

Jalili indicou que os verdadeiros amigos da Síria "podem ajudar essa nação mediante o cessar completo da violência, organizando um diálogo nacional, apoiando a realização de eleições gerais e enviando ajuda humanitária", mas não armas para os que lutam contra Bashar al-Assad.

Ao abordar os acontecimentos regionais e mundiais, Jalili expressou gratidão ao Líbano por sua disposição a hospedar a próxima rodada de diálogo nuclear entre o Irã e as seis potências do chamado Grupo 5+1 (membros permanentes do Conselho de Segurança e a Alemanha).

Ele também expôs a iniciativa de Teerã de convocar uma conferência consultiva no final desta semana com países vizinhos que tenham "posturas realistas e de princípio" a respeito da crise na Síria, para tentar frear a violência e fomentar um diálogo nacional.

Coincidindo com a visita de Jalili ao Líbano, o secretário-geral do movimento de resistência Hezbolá (Partido de Deus), Hassan Nasrallah, denunciou que os Estados Unidos, seus demais aliados ocidentais e Israel impedem deliberadamente qualquer diálogo entre os sírios.

"O Ocidente está buscando a destruição da Síria", sentenciou Nasrallah nesta segunda-feira à noite, agregando que "o diálogo está proibido na Síria porque os norte-americanos, seus aliados e Israel não estão permitindo que a oposição participe de negociações".

Prensa Latina

Atualizado às 08h33 para acréscimo de informações