Telefonia Móvel: João Ananias pede providências urgentes

Como serão ressarcidos os usuários dos serviços da TIM? Qual a punição que tal empresa sofrerá?. A indagação foi feita pelo Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE), nesta quarta-feira, 8, na Tribuna da Câmara, referindo-se a divulgação do relatório da Anatel que constatou que a operadora TIM interrompe propositalmente as ligações telefônicas dos clientes dos planos Infinity (cobrança é feita por número de ligações). 

João Ananias ressaltou que se as irregularidades no setor não forem sanadas, o caminho será a abertura de uma CPI da Telefonia Celular no Brasil.

O parlamentar já denunciou diversas vezes o péssimo serviço prestado pelas operadoras de telefonia móvel no País. De acordo com o relatório da Anatel, o número de quedas do sinal no Plano que cobra pelo número de ligações é quatro vezes maior que o outro, cuja cobrança é feita pelo tempo.

O comunista apresentou requerimento à Anatel sugerindo a convocação da Polícia Federal para aprofundar as investigações, incluindo as outras operadoras. “ Nosso povo precisa reagir a altura que essa falcatrua merece, com rapidez e dureza. Uma forma seria o cancelamento imediato desses planos por parte de todos os usuários. Seria uma resposta eficiente contra a TIM, pois atingiria seu "coração" que é o lucro”, sugeriu.

Discurso na íntegra

Para mim não causou surpresa a constatação publicada em relatório da Anatel de que a operadora de telefonia TIM interrompe propositalmente as ligações telefônicas de usuários dos planos Infinity, que cobram por número de ligações e não por tempo. Em função das inúmeras denúncias, a Agência monitorou todas as ligações em todo o Brasil, por um período, de usuários dos dois planos e concluiu que o número de quedas das ligações no plano que cobra pelo número delas (infinity) é quatro vezes maior que o outro, que cobra por tempo (não infinity).

Quantas vezes denunciei daqui da Tribuna desta Casa esse fato, mesmo sem ter conhecimento desse monitoramento por parte da Anatel?. Como Deputado, cumprindo meu mister de representar os interesses da população, que recorre a nós, encaminhando suas queixas e também como usuário desses serviços, sentindo na pele o descaso, agora configurado como má fé.

Semana passada, me pronunciei veementemente contra os péssimos serviços e destaquei a decisão da Agência de suspender a venda de novas linhas, até que as empresas operadoras apresentassem propostas convincentes de resolução dos problemas. O que não entendo é como podem ter sido liberadas novas vendas pela Anatel, sem que nada de concreto tenha acontecido. Diante das gravíssimas afirmações constantes no relatório da Agência, configurando-se, em crime contra os usuários. Como ficará essa denúncia? Como serão ressarcidos os proprietários de celulares da TIM? Qual a punição que a tal empresa sofrerá? Fica muito claro o dolo para obter maior lucro, metendo a mão no nosso bolso. Não me venham só com aplicação de multas, pois ficou comprovado que elas sequer pagam. Volto a repetir, de 5,8 bilhões de Reais aplicadas, elas recolheram apenas R$ 250 milhões.

Nosso povo precisa não apenas saber disso, mas reagir a altura que essa falcatrua merece, com rapidez e dureza. Uma forma seria o cancelamento imediato desses planos por parte de todos os usuários. Seria uma resposta eficiente contra a TIM, pois atingiria seu "coração" que é o lucro.

Estou apresentando requerimento à Anatel para que convoque a Polícia Federal, diante da gravidade dessas denúncias, para que ela possa aprofundar as investigações, inclusive, em relação as outras operadoras. Pelos péssimos serviços apresentados por todas, concluímos que são "farinhas do mesmo saco". Do contrário, só nos restará mesmo a abertura de uma CPI da Telefonia celular no Brasil.

Era só Sr Presidente.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)