Vanessa obtém aprovação de PEC que beneficia defensores públicos

Vanessa Grazziotin, candidata à prefeita de Manaus pela coligação Melhor Pra Manaus (PCdoB, PMDB, PP, PSD, PSL, PT e PTN) cumpriu agenda parlamentar no Senado Federal nesta quarta-feira (08/08). Entre as muitas atividades do dia, Vanessa obteve aprovação no plenário do Senado de Proposta de Emenda à Constituição de sua autoria (PEC) no. 82, mais conhecida como PEC do Defensor Público, que dá autonomia administrativa e financeira aos defensores públicos federais.

Vanessa ressaltou que a Defensoria Pública da União (DPU) é instituição fundamental para a implementação e a prática da cidadania, possibilitando o acesso à justiça para parcela considerável da população brasileira. “Quero repassar essa vitória ao conjunto dos defensores e defensoras públicas do Brasil, embora essa causa não seja só deles e delas, mas sim da nação, do povo brasileiro”, enfatizou.

Pela manhã, Vanessa relatou projeto (PL368) do senador Paulo Paim (PT-RS), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que regulamenta a profissão de historiador. O parecer favorável de Vanessa foi aprovado por unanimidade. “Uma vitória para uma categoria profissional que luta por isso há 50 anos”, comemorou a parlamentar, parabenizando os mais de 600 historiadores do Amazonas. O projeto segue agora para o plenário do Senado.

Na sequência, Vanessa participou na Comissão de Infraestrutura (CI) da sabatina da engenheira Magda Maria Chambriard, indicada para recondução à diretoria geral da Agência Nacional do Petróleo. Em sua intervenção, Vanessa fez questão de destacar que as mulheres hoje estão ocupando, com competência, cada vez mais, espaço nas gestões públicas. Ela destacou também a luta do Amazonas pela implantação de um polo gás-químico no Estado. “Nos ajudará muito a tirar a pressão sobre a floresta”, ressaltou, se referindo à relação meio ambiente e economia. Aprovado na sabatina, o nome de Chambriard agora será submetido ao plenário da Casa.

A candidata à prefeita de Manaus participou também da oitiva de Andréa Aprígio (ex-esposa do Cachoeira e proprietária da Vitapan) e Rubmaier Ferreira (contador responsável por empresas investigadas na CPI) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do Cachoeira.

Em discurso no plenário, Vanessa falou sobre o lançamento, ocorrido na manhã de hoje, do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais, que ocorreu junto com a inauguração das novas instalações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e desastres Naturais.

Vanessa ressaltou que o Plano vai destinar recursos de mais de R$ 15 bilhões para ações de prevenção a tragédias decorrentes de fenômenos climáticos intensos. É divido em 4 eixos: Prevenção, Mapeamento, Monitoramento e Alerta e Resposta a Desastres. “O eixo Mapeamento prevê o mapeamento de áreas de alto risco de deslizamento, enxurradas e inundações em 821 municípios prioritários, entre os quais está Manaus”, salientou a candidata.