Síria: Bandos armados começam a fugir de Alepo

Bandos armados sírios começaram a fugir de alguns bairros da cidade de Alepo, diante da continuação, nesta quinta-feira (9), da ofensiva governamental para recuperar áreas estratégicas dessa cidade.

Na véspera, forças do Exército Árabe Sírio causaram grandes perdas em homens e armamentos aos bandos armados da oposição, ao iniciar uma ofensiva terrestre preparada durante vários dias e que visava à sua eliminação evitando maiores danos à população civil.

O bairro de Saladino, que registrava forte presença desses bandos armados, foi recuperado na quarta-feira (8), segundo informações de fontes governamentais. Mesmo assim, ainda tiveram lugar algumas escaramuças com remanescentes dos bandos, em sua maioria integrados por mercenários que entraram na Síria a partir da Turquia.

Os meios de comunicação registraram a debandada dos grupos mercenários, mas o coronel do chamado Exército Livre Sírio, Abdel Jabar Oqeidi, negou que as forças governamentais tenham assumido o controle do bairro.

Enquanto isso, o chamado Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede em Londres, descreve a situação em Alepo como "ferozes combates", mas o certo, segundo fontes com credibilidade, é que os bandos fugiram depois da chegada do Exército Árabe Sírio à Praça Saladino e à Rua Jodr, consideradas duas posições estratégicas.

Segundo a agência síria de notícias SANA, um grande número de terroristas foi morto, alguns deles de nacionalidades árabes e estrangeiros, e dezenas foram presos, enquanto outros se renderam e entregaram suas armas.

As ações continuam neste quinta-feira nas áreas de Saif Al-Dawla e Al Sukari, para onde alguns grupos fugiram depois da ofensiva das forças governamentais.

Na zona de Mayer, na mesma província, efetivos do Exército governamental atacaram um depósito de logística usado pelos bandos da oposição, destruindo sete veículos carregados de armas e eliminando vários efetivos.

Também se registram enfrentamentos em outras áreas do país entre bandos armados e tropas governamentais.

Em uma área rural de Latakia, a 348 quilômetros a noroeste da capital, ocorreu um choque no qual vários mercenários perderam a vida e foram destruídos seus equipamentos militares, inclusive veículos de transporte.

Em Salma, na mesma província, foi desativado um centro de comunicação usado pelos bandos, indicou a agência SANA.

Em Homs, a 162 quilômetros de Damasco, pereceram vários mercenários e foram desativados quatro artefatos explosivos na zona de Al-Jouret Shayah.

Prensa Latina