Alunos de Medicina em Cuba promovem saúde no interior do Ceará
Será aberta às oito horas da próxima segunda-feira (13), no Centro de Referência de Ação Social do município de Madalena, no Ceará, a quinta edição da Semana de Saúde Cuba-Brasil, que este ano traz ao Ceará 25 acadêmicos da Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), de Cuba. Até o dia 16, os estudantes se integram às atividades de rotina das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e promovem palestras em escolas do município sobre prevenção do crack e da gravidez na adolescência.
Publicado 10/08/2012 14:55
A Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba recebe estudantes carentes de toda a América Latina, com o objetivo de fazê-los retornar, já formados, às suas comunidades de origem, para atuar como médicos. Na ELAM, os estudantes são bolsistas do governo cubano e recebem estudos, livros, moradia, alimentação e material didático.
Em Madalena atuam quatro médicos egressos da ELAM e dois acadêmicos que participam da Semana de Saúde são do município.
Thiago José Castro Ponciano Lima, estudante cearense da ELAM, disse que todos os anos, no período de férias de julho a agosto, os acadêmicos brasileiros da ELAM realizam as Brigadas Estudantis de Saúde (BES) no Brasil, com apoio de governos estaduais, prefeituras municipais e organizações não-governamentais.
As BES foram criadas pelos estudantes de Medicina, com apoio de docentes da ELAM, para a realização de atividades acadêmicas em seus países de origem. Têm o objetivo de preparar os acadêmicos para a realidade sanitária de seus estados e municípios e aprimorar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação.
A Semana de Saúde Cuba-Brasil é o estágio no Sistema Único de Saúde (SUS) dos estudantes cearenses de Medicina da ELAM. Já foram realizadas quatro edições da Semana de Saúde nos municípios de Fortaleza (2008), Maracanaú (2009), Fortaleza e Cariús (2010) e Sobral (2011).