Tatiana Lemos: O debate nas eleições 2012

O recadastramento biométrico feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), este ano, apresenta dados referentes ao novo perfil do eleitorado goianiense. As informações nos levam a algumas reflexões sobre o processo eleitoral próximo. Infelizmente, com a grande demora em se aprovar, no Congresso Nacional, uma reforma política, ainda não teremos um processo no qual o centro seja o debate de ideias e de projetos.

Por Tatiana Lemos*

Goiânia perderá em qualidade de discursos num ano em que pipocam denúncias de envolvimento de setores da política local com a máfia dos jogos, desmantelada pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Para decepção da população, grande parte dos postulantes a cargos públicos pautará suas campanhas em ataques e defesas pessoais, em detrimento de propostas para a cidade.

No entanto, o grau de instrução crescente do eleitorado mantém a esperança de vermos imperar a responsabilidade dos cidadãos ao votar de forma consciente. A faixa de eleitores que têm entre o ensino médio e o ensino superior completos ultrapassa os 55%. Embora se possa alegar que a qualidade do ensino ainda peca em formar pessoas de fato comprometidas com a vida política e o bem-estar social, não há como negar que houve avanço, e que isso se refletirá nas urnas.

O quadro está longe do ideal, mas os políticos que têm compromisso com uma prática que busque construir uma nova realidade, alheia aos currais eleitorais e à compra de votos, devem se pautar por um embate qualificado de ideias.

Outro ponto é a presença da mulher nos espaços de poder. É inacreditável que uma cidade na qual mais da metade dos votantes é do sexo feminino conte com apenas quatro vereadoras em exercício (as colegas Cidinha Siqueira, Cida Garcês, Célia Valadão e eu) entre os 35 parlamentares. Na Assembleia Legislativa é mais grave: entre os 41 legisladores, há apenas as deputadas Isaura Lemos e Sônia Chaves.

Goiânia, em seus quase 80 anos de história, nunca teve uma prefeita! No momento em que o Brasil é governado pela primeira vez por uma mulher, as goianienses merecem ampliar também sua presença na representação política.

*Vereadora por Goiânia (GO) pelo PCdoB