Daria um filme: Brasil vence o favoritismo dos EUA e é bicampeão

Com um roteiro com direito a suspense, derrotas e vitórias espetaculares, o Brasil superou o time mais temido da olimpíada e, em partida emocionante, venceu, por 3 sets a 1 os Estados Unidos, invictos até então, e entrou para a história como o primeiro time do país a conseguir dois títulos seguidos nos Jogos.

Vôlei - Ezra Shaw/Getty Images

A campanha brasileira daria um filme. Em Londres, o time perdeu, sofreu críticas, quase foi eliminado na primeira fase e teve que superar a crise e torcer para um de seus rivais para poder ir às quartas, quando encontraria seu maior fantasma recente: a Rússia. O gigante asiático, no entanto, foi derrotado em uma vitória surpreendente, de virada por 3 sets a 2. O time ganhou confiança e tornou-se imbatível.

O começo do jogo deste sábado (11) deu a entender que a derrota era inevitável. Os Estados Unidos começaram impossíveis e o Brasil muito mal, em uma analogia involuntária ao que aconteceu ao longo do torneio. E o time do país do Tio Sam fez a maior pontuação da história das finais olímpicas: 25 a 11 no primeiro set.

A reação começou no segundo set. Com paciência, garra e alegria, o time canarinho se superou, consertou os erros e conseguiu equilibrar as deficiências do time. A partir daí, em todo o jogo, o Brasil teve o mérito de cortar qualquer tentativa de reação dos EUA.

O técnico, José Roberto Guimarães, obteve, com esta vitória, um feito histórico: é o primeiro brasileiro a conquistar três vitórias em olimpíadas: campeão com o masculino em 1992 e com o feminino 2008 e agora.

Reconhecendo o mérito da equipe adversária, as meninas brasileiras puxaram o coro de USA ao subirem ao pódio, lembrando que os Estados Unidos poderiam ter tirado o time da competição ainda na primeira fase. E se emocionaram ao ouvir o hino nacional sendo tocado pela terceira vez em Londres. Eu chorei com elas.

Hoje o Brasil sofreu com o futebol, mas comemorou o importante ouro brasileiro no vôlei. Com a meddalha, o Brasil subiu 6 posições no ranking e ocupa agora a 20ª posição.

Da Redação do Vermelho, Vanessa Silva