Editor russo diz que país não aceitará mudança de regime na Síria

Editor chefe da revista russa "Geopolítica", Leonid Savin, disse que o Pentágono pretende agravar a crise da Síria para desestabilizar o Oriente Médio e, finalmente, controlar o país, como fez na Líbia.

Em entrevista à Rádio Voz da Rússia estado Radio na última sexta-feira (10), Leonid Savin disse que os EUA, países ocidentais e alguns Estados árabes da estão cooperando e participando na execução de ações contra a Síria e de conspirações contra esse país.

Quanto à renúncia de Kofi Annan da condição de como enviado especial do secretário-geral da ONU para tratar dos assuntos sírios, Savin, disse que os países ocidentais, possivelmente apoiarão um substituto que siga suas posições.

Savin ressaltou que a maioria das pessoas que estão lutando contra o governo da Síria recebe apoio financeiro e logístico e no recente conflito em Aleppo um grande número de agentes estrangeiros, incluindo combatentes turcos, foram mortos.

Savin acrescentou que um número de extremistas islâmicos também participaram do conflito e isso indicava que a guerra na Síria não é uma guerra civil, mas um conflito levado adiante por grupos armados apoiados pelo Ocidente e alguns Estados árabes.

O especialista diisse que a Rússia deve apoiar o regime jurídico da Síria por três razões: em primeiro lugar, a mudança de regime na Síria vai causar perda de posição russa na região do Mar Mediterrâneo, porque a única base militar russa está na Síria.

A segunda razão é que, em caso de mudança na Síria, a Rússia perderá a sua reputação como um país que é capaz de tomar decisões em situações difíceis. A terceira razão é que Moscou perde a Síria como um aliado confiável.

Savin disse que se a Rússia se comportar na Síria como fez na Líbia, ela sofrerá uma derrota na defesa dos seus interesses nacionais.

Com Agência noticiosa iraniana Irna