Para fãs e personagens, Mauricio de Sousa é um "paizão"

Com seu jeito despojado e tímido, Mauricio de Sousa passaria despercebido entre as pessoas não fossem a criatividade reconhecida mundialmente e o notável carisma, que provocam filas, lágrimas de emoção e gritos de tietagem que buscam atrair a sua atenção por onde passa.

Não nega autógrafo, abraços e desenhos de improviso. Seus assistentes precisam colocar limites ou público e autor se envolvem em conversas e carinhos sem fim. Foi assim na tarde de autógrafos na Girassol Brasil, neste sábado (11), a partir das 15h30, durante a Bienal 2012, em São Paulo.

A produção distribuiu 150 senhas, que seriam atendidas em duas horas de autógrafos. O tempo se estendeu para três horas e a fila dos que não tinham senha manteve-se em frente ao estande envidraçado, na esperança de algum retorno. Manifestavam-se com olhares e declarações de admiração, livros na mão.

Pedidos sob medida
Alguns driblaram o esquema de segurança, Mauricio, fora da mesa de autógrafos, não se ressentia, improvisava e escrevia sobre qualquer suporte onde pudesse apoiar o livro. Foi assim que desenhou o Bidu para a Érika.

Movido a entusiasmo

Há sinais de cansaço no rosto do pai de centenas de personagens, mas nenhum desânimo. O sorriso de uma criança recarrega a bateria que o move: entusiasmo pela vida e pelas pessoas!

Adulto e livros de infância

Muito de seus personagens cresceram, como a Turma da Mônica, acompanhando os leitores nos seus dramas e paixões da adolescência. Mauricio foi, paternalmente, cuidando de todos, como de seus filhos naturais, dos adultos ao caçula. Aqui, um leitor adulto com seu livro da infância e muitos outros.

A menina apaixonada

Uma mãe tenta fotografar a filha de dois anos, com o pai da menina e o Maurício. A garotinha, Maria Alice não olha para a lente, está magnetizada por Maurício. Chamados repetidos da mãe não adiantam, a foto sai do jeito possível.

Convite para outro lançamento

Mauricio não ignorou os fãs "sem senhas", quando finalmente terminou sua sessão, aproximou-se do vidro e, por gestos, anunciou que teria nova sessão de autógrafos em novo estande, na Panini. São 50 anos de carreira, quantos eventos de autógrafo como esse? Muitos outros virão, planos para novos livros e empreendimentos não faltam na imaginação do autor de 77 anos.



Obras premiadas no mundo

Há cerca de três anos, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão viajaram no tempo e tornaram-se personagens dos contos de fadas do Irmãos Grimm e Charles Perrault. Projeto da Girassol Brasil que Maurício adotou, 50 mil exemplares já foram vendidos e são reeditados sempre, teve prêmio no Japão para a versão atualizada. A turma dos quadrinhos faz a ponte entre tradição e modernidade, Mauricio coloca mais magia e alegria nas intrincadas aventuras de reis e rainhas. As obras estão ali, à mão, disponíveis para o manuseio das dezenas de pessoas (muito adulto) que estão na Livraria da Mônica. A Bienal 2012 vai até 19 de setembro. Mauricio irá lançar até o final do evento 17 obras, é um recorde! Todas protagonizadas por seus filhos da imaginação e destinadas aos "filhos" do coração diletante.

Por Christiane Marcondes, de São Paulo