Assis Melo preside sessão de homenagem aos 50 anos da Agrale

A Câmara dos Deputados vai prestar homenagem aos 50 anos da Agrale, única empresa de capital 100% nacional, que fabrica máquinas agrícolas. A iniciativa proposta pelo deputado Assis Melo (PCdoB-RS), que vai presidir a Sessão Solene marcada para esta sexta-feira (17). “A Agrale integra o setor produtivo que gera emprego e renda para a população brasileira”, afirma o parlamentar.

Segundo ele ainda, a Agrale tem importância fundamental tanto para o desenvolvimento do país como para o Rio Grande do Sul e, particularmente, para a Região da Serra Gaúcha. A Agrale conta com um corpo de profissionais qualificados. Em 2010, a empresa empregava 1.634 funcionários, sendo 14,4% mulheres e 87,6% homens.

Fundada em 14 de dezembro de 1962 em Porto Alegre, com o nome de Indústria Gaúcha de Implementos e Máquinas Agrícolas (Agrisa), a empresa se dedicava exclusivamente à fabricação de motocultivadores. Dois anos depois de sua fundação, com a incorporação ao Grupo Francisco Stedile, a sua sede foi transferida para Caxias do Sul e sua denominação mudou para Agrale.

Com o primeiro lançamento da Agrale, o Trator 4100, a empresa conquistou o mercado e alcançou recorde de vendas. Desenvolvido com tecnologia própria, o produto foi fundamental para impulsionar o crescimento do agronegócio no país. A partir desse momento, a empresa não parou de crescer e investir na produção de caminhões, chassis, tratores, motores e veículos.

Ao incorporar novas tecnologias a seus produtos, a empresa conquistou o mercado mundial e tem, atualmente, forte presença em diversos continentes. A sua ampla rede de distribuição permite sua presença em diversos países, entre os quais a África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Kuwait, Nigéria, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Da redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Assis Melo