Cineclube Avenida exibe "Garrincha, Alegria do Povo"

"Garrincha, Alegria do Povo", documentário de Joaquim Pedro de Andrade, será exibido terça-feira, 21/8, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, Av. Dom Luiz, 300), com entrada franca. E com direito a debate, após o filme, com dois grandes protagonistas do futebol cearense, que conviveram com Garrincha: o treinador Dimas Filgueiras e o comentarista esportivo Serginho Redes

O público de Fortaleza tem a oportunidade de conferir um dos grandes filmes de Joaquim Pedro de Andrade, na abertura de uma mostra especial dedicada ao cineasta pelo Cineclube Avenida. A cada 15 dias, as sessões do Cineclube, sempre Às terças-feiras, às 19h, com entrada franca, apresentarão um dos filmes de Joaquim Pedro, diretor de clássicos como "Macunaíma", "Os Inconfidentes" e "Garrincha – Alegria do Povo", obra que abre a mostra, nesta terça, 21/8.

Lançado originalmente em 1963, "Garrincha, Alegria do Povo" é um documentário que conta, em 58 minutos, a história do "anjo de pernas tortas", um dos mais geniais e criativos jogadores da história do futebol. Reconhecido mundialmente por suas conquistas e pelos lances inesquecíveis, principalmente pelo Botafogo e pela Seleção Brasileira, mas também passando por vários clubes de diversos estados, Garrincha permanece como um dos maiores mitos do esporte mundial. Isso porque transcendeu as fronteiras do vencer ou perder, para construir uma trajetória que une ginga, criatividade, encantamento, gerando cenas que permanecerão como eternos registros do verdadeiro futebol-arte.

"A Mostra Especial Joaquim Pedro de Andrade é uma homenagem do Cineclube Avenida a este grande cineasta brasileiro, cujo trabalho também foi destacado na terceira edição do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital, realizada em junho", afirma Francis Vale, coordenador do Cineclube. "É também uma oportunidade importante para o público de Fortaleza ter acesso aos filmes desse diretor que deu uma enorme contribuição ao nosso cinema, tanto em termos de linguagem quanto nos temas escolhidos para seus filmes", complementa Francis.

"É ainda um momento importante para seguir a tradição do movimento cineclubista, de promover debates sobre os filmes exibidos. No caso desta terça-feira, 21/8, com a presença mais do que especial de Dimas Filgueiras e Serginho Redes, dois ex-jogadores, que atuaram com Garrincha, conheceram de perto o Mané e suas histórias", acrescenta Francis Vale. "Todos estão convidados a comparecer ao Cineclube, ver o filme, fazer perguntas, participar desse debate".

O espaço

O Cineclube Avenida conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários de grandes diretores brasileiros, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.

Fonte: Assessoria do Cineclube Avenida