Geração de emprego cresce e PI fica entre os melhores índices

Nos últimos 12 meses, a variação é de 4,3% . Um saldo de mais de 10 mil trabalhadores no mercado.

O Piauí segue entre os estados que mais cria postos de trabalho na Região Nordeste em 2012. Os números foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o Ministério do Trabalho, foram 1588 novos empregos em junho. No acumulado de 12 meses a variação é positiva, 4,31%. Isto é, um saldo de mais de 10.500 pessoas no mercado de trabalho.

O setor que mais empregou foi a construção civil com 31.482 admissões, seguida pelo setor de serviços (28.044) e comércio (27.692). A contratação de pedreiros, ajudantes de obra, marceneiros e eletricistas acumula o melhor saldo, 1.836 pessoas a mais no mercado de trabalho no primeiro semestre.

De acordo com a secretária do Trabalho, Larissa Maia, o Governo tem investido em qualificação profissional. “Apostamos na qualificação do trabalhador e o resultado desse trabalho é que temos um dos melhores números do Nordeste. É uma vitória para nós, pois mostra que unidos, estamos trabalhando no avanço do Estado e na melhoria de vida da população”, declara.

Em julho, o Piauí teve 8.631 admissões. No mesmo período ocorreram 7.729 demissões, um saldo positivo de 902 colocações. Os setores de extrativismo mineral, com 3,04%, agropecuária, com 1,87%, e construção civil, com 1,45%, apresentaram o melhor desempenho no mês.

O Governo do Estado estará disponibilizando mais de dez mil vagas de qualificação profissional. Ao todo, são mais de 15 milhões de reais investidos em parceria com o Governo Federal.