Mais um acusado da morte de Celso Daniel é condenado

O réu Elcyd Oliveira Brito foi condenado na noite desta quinta (16) a 22 anos de prisão pela morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, ocorrida em 2002. Ele é o quinto acusado condenado – por júri popular – pela morte do político, sendo que um deles recorreu da sentença. A defesa de Brito também já apresentou recurso contra a condenação nesta noite.

Ainda não foi julgado o ex-segurança de Celso Daniel, Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, que questionou no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de o Ministério Público investigar o caso. Foi o órgão que realizou apurações que indicam que houve crime político e não um crime comum, como apontado pela polícia à época.

Outro réu, Itamar Messias Silva dos Santos, deveria também ter sido julgado nesta quinta (16), mas a pedido da defesa o julgamento foi adiado – isso já havia ocorrido em maio. O argumento apresentado pelo advogado de Santos é que ele tinha outro julgamento para participar na capital e que uma possível confissão de Elcyd nesta quinta (16) poderia ser determinante para que a defesa se preparasse para a acusação.

O caso

Celso Daniel foi morto a tiros em janeiro de 2002, e seu corpo encontrado em uma estrada de terra no município de Juquitiba, vizinho a Itapecerica. As circunstâncias do crime até hoje não foram totalmente esclarecidas.

O assassinato teria sido motivado pela descoberta de enriquecimento ilícito por pivôs de um esquema de corrupção que operava na administração municipal da cidade.

Com informações do G1