Audiência discute o planejamento para o metrô de Salvador

Mais uma etapa para garantir que o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas atenda às necessidades da população foi cumprida nesta sexta-feira (24/8) com a última audiência pública da Parceria Público-Privada (PPP), no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador.

Durante o evento, realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), representantes dos poderes públicos receberam as propostas dos diversos segmentos da sociedade civil. As sugestões ainda podem ser enviadas, até o dia 20 de setembro, pelo site da secretaria.

Pela Associação Municipal de Pessoas com Deficiência, Cledson Oliveira foi levar os questionamentos e sugestões dos portadores de necessidades especiais, que, segundo ele, são 25% da população. “A gente busca que o sistema também contemple as pessoas com mobilidade reduzida, sejam deficientes físicos, obesos, cegos ou qualquer outro que necessite de alguma adequação para ter acesso aos equipamentos”.

Representante do projeto social Bom de Bola, do subúrbio ferroviário de Salvador, Cristiano Reis aproveitou a oportunidade para levar a contribuição da sua comunidade e fez questão de dar a sua opinião. “A gente vai, junto com a mesa, analisar alguns fatos e, como cidadão livre que sou, vou colocar minhas ideias em pauta”.

O projeto de referência do sistema metroviário foi definido a partir das contribuições obtidas no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). A partir do PMI, foi definido que o projeto a ser implementado será um metrô de superfície, saindo da Avenida Bonocô até Lauro de Freitas, passando pelo canteiro central da Avenida Paralela, com 13 estações e extensão de 24,2 quilômetros.

A PPP também incluirá a complementação da linha 1, no trecho até Pirajá, com 5,6 quilômetros de extensão, e mais três estações. Incluindo o trecho de 6,6 quilômetros e quatro estações, implantados pela prefeitura de Salvador, o sistema metroviário passará a contar com 36,4 quilômetros e 20 estações, atendendo diretamente à população de Salvador, Lauro de Freitas e demais municípios da RMS.

Fonte: Secom/BA