Eleição para reitor da UnB tem pouca participação

Assim como na quarta-feira, primeiro dia de consulta, a quinta-feira revelou filas pequenas diante dos mesários. O resultado do processo para a escolha do novo reitor da UnB será divulgado hoje.

Clima de greve, manifestações, ocupações de prédios e insegurança jurídica acerca da paridade dos votos resultaram em uma das eleições mais vazias da história da Universidade de Brasília (UnB). Nos dois dias de votação, apenas 8,7 mil pessoas dos 39 mil eleitores em potencial foram às urnas. No caso dos estudantes, 16,5% participaram do pleito. Para chegar ao patamar de 2008, por exemplo, o número de alunos teria de praticamente dobrar em percentual para alcançar os 31,9% de votantes no primeiro turno (leia quadro).

O maior número de votantes, até agora, é representado pelos professores. Dados preliminares apontam que 43% da categoria participou do pleito — um total de mil pessoas. Mesmo em greve, 29% dos servidores compareceram aos locais de votação. O menor número ficou mesmo para os estudantes. Entre os 33,5 mil , somando alunos de graduação e de pós-graduação, somente 2.481 participaram do pleito. O total de representantes dos quatro câmpus chegou a somente 10% do eleitorado.