Ambientalistas debatem propostas para Salvador

No próximo dia 30, às 19h, na Confraria do França (Rio Vermelho), o candidato a vereador Javier Alfaya (PCdoB) reúne-se com ambientalistas para debater propostas em favor do meio ambiente e de um planejamento urbano democrático e organizado para Salvador. “O planejamento urbano é indispensável para termos um meio ambiente saudável”, destaca Javier.

Ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Planejamento da Câmara Municipal, Javier levou para o Legislativo o debate de temas importantes no que tange à questão, como a proteção de áreas verdes da cidade, a revitalização das fontes públicas, a despoluição da Baía de Todos os Santos e da Península de Itapagipe, a revitalização do Parque da Cidade e do Campo da Pólvora, a preservação da encosta do Corredor da Vitória, com forte mobilização para restringir a instalação de piers pelos prédios de luxo, a restauração do Centro Histórico e a instalação do Conselho Municipal do Meio Ambiente. “A proteção, preservação e recuperação do meio ambiente e do patrimônio cultural prescinde de planejamento e de uma execução que atinja e beneficie todos os segmentos sociais”, defende Javier.

Arquiteto de formação, Javier aprovou lei proibindo a construção de espigões na orla marítima da capital baiana em seu 1º mandato de vereador, em 1988. Também é de sua autoria, a lei que determina a inclusão da disciplina Educação Ambiental nos currículos do 1º grau das escolas municipais.

Com atuação marcada pelo comprometimento com as questões ambientais, Javier apresentou projeto de lei para impedir a comercialização de produtos transgênicos em Salvador, até o pronunciamento oficial da comunidade científica acerca dos efeitos sobre o meio ambiente e a saúde. Ele também é autor da lei de Combate à Poluição Sonora. “A poluição sonora e a pouca quantidade de áreas verdes por habitantes são graves problemas ambientais de Salvador. Deveríamos ter uma política de arborização do município e de ampliação dos parques ambientais”, afirma.

O Encontro com ambientalistas irá reunir representantes de ONGs, lideranças comunitárias, arquitetos, urbanistas, gestores públicos e pessoas que tenham atuação na área. O objetivo é elaborar novas propostas para a capital baiana, aproveitando a experiência de Javier e dos demais profissionais ligados ao segmento.

Fonte: Ascom/Comitê Javier 65222