Câmara Municipal: Inácio apresentou propostas para Fortaleza

Inácio apresentou suas propostas para Fortaleza, em debate na manhã desta quinta-feira, 30/8, na Câmara Municipal. Inácio agradeceu pelo convite e parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa de debater os rumos da cidade com os candidatos a prefeito.

"A Câmara de Vereadores é o local mais adequado para que nós possamos discutir os problemas da cidade com os vereadores, aqueles que tiveram a oportunidade de discutir esse tema nos últimos quatro anos, e com toda a sociedade", frisou o candidato do PCdoB à Prefeitura de Fortaleza, falando para um plenário lotado.

Destacando seu histórico, de filho do bairro Dias Macedo, de Fortaleza, onde não havia nenhum serviço público, como escola ou posto de saúde, Inácio ressaltou as mudanças de Fortaleza, que saiu de 500 mil habitantes na década de 70 para chegar a 2010 com 2,5 milhões de habitantes. "É uma nova realidade. E participamos da transformação dessa cidade desde os anos 70, desde liderança dos jovens, até a Associação de Moradores do Dias Macedo e a Federação de Bairros e Favelas. Os movimentos sociais foram uma grande escola para nós", destacou, frisando seu preparo e sua experiência para governar uma das maiores capitais do País. E enfatizando a importância de uma gestão planejada, para garantir mais recursos e melhores serviços públicos na cidade.

"A falta de planejamento fez com que Fortaleza deixasse de receber 2,4 bilhões de reais, do Plano Nacional de Mobilidade Urbana. Era o maior investimento de todos os tempos para a cidade de Fortaleza, mas precisava que a cidade estivesse com o seu plano organizado para usar aqueles recursos. Infelizmente, nós não tivemos essas condições", lamentou.

"Então essa é uma questão central: precisamos de um bom planejamento, uma boa regulamentação do Plano Diretor, um ordenamento urbano adequado. Saúde, educação, mobilidade, transporte público, segurança precisam estar nesse planejamento", relacionou Inácio. "É hora de retomar o Instituto de Planejamento de Fortaleza, para organizar as ações do município e construir com a população iniciativas consistentes, para serviços públicos de qualidade em todas essas áreas".

A força do povo

Entre as iniciativas nascidas do diálogo popular e dos movimentos sociais organizados, Inácio destacou o projeto Maranguapinho, uma das maiores obras de urbanização de todas as capitais brasileiras. "Esse projeto nasceu do povo, no momento em que o Governo Federal disponibilizou os recursos. Nós levamos o projeto para o governador, que apresentou ao presidente Lula, e o projeto pôde ser contemplado com recursos, contribuindo para diminuir 20 áreas de risco em Fortaleza".

Fortaleza teve dificuldades de participar do Prodetur nacional. Demorou a entender que poderia participar diretamente, receber recursos desse projeto. "Nós saímos daqui com o secretário de Turismo e fomos até o Ministério do Planejamento. Mesmo fora do prazo, conseguimos garantir 100 milhões de dólares em recursos para recuperar a Av. Beira-mar", destacou. "Isso mostra que, se tivermos projetos, temos condições de buscar mais recursos para a cidade".

Saúde e educação

Inácio demonstrou como a falta de planejamento implica consequências negativas para a cidade e a população. "Fortaleza hoje não tem um planejamento adequado para responder à demanda da cidade. Na saúde, os Gonzaguinhas e Frotinhas não dão mais conta das necessidades da população. Precisamos ampliá-los, transformando-os em "Gonzagões" e "Frotões", hospitais de médio porte", apontou.

"Temos que ampliar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), garantindo pelo menos três em cada Regional, além das Policlínicas. E fazer o fundamental, que é colocar os Postos de Saúde para funcionar, com médicos e remédios, nos bairros, onde o povo está".

Na educação, a falta de capacidade de gestão nas escolas foi ressaltada por Inácio. "A cidade tem obrigação de ser a melhor do Estado na educação, mas infelizmente não é isso que tem acontecido", registrou.

"Fortaleza perdeu recursos do Governo Federal que seriam para construir 80 creches. Lamentavelmente, perdemos esses recursos, porque não havia projeto da Prefeitura para construí-las", pontuou, assumindo o compromisso de buscar esses recursos e garantir 80 novas creches para a cidade.

Cidade segura

Para Inácio, a Prefeitura precisa participar mais ativamente da política de segurança pública. "Quem tem que dizer ao governador onde é mais grave o problema da segurança em Fortaleza é o prefeito. Ele tem que organizar e articular a política de segurança", defendeu.

"Se olharmos os lugares mais violentos de Fortaleza, veremos que são exatamente os lugares em que o Poder Público não chega, em que não há presença do Estado nem serviços públicos. Vamos enfrentar essa realidade, levar a Prefeitura a esses lugares, com escola, com posto de saúde, com geração de emprego e rende, e vencer esse desafio".

Inácio também destacou a proposta de implantar as Unidades de Pacificação e Valorização da Vida, além de fortalecer a Guarda Municipal para uma atuação cidadã. "Com a presença da Prefeitura, a cidadania se fortalece, a violência sai de cena".

Outros temas

Respondendo a perguntas feitas por participantes do debate, Inácio defendeu um debate franco e aberto com os servidores públicos municipais e transparência nos concursos públicos. "Defendemos sempre o diálogo, para chegar à proposta mais adequada aos profissionais e aos cidadãos, que têm direito a serviço público de qualidade", afirmou.

Sobre as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), Inácio destacou a importância de restituí-las na plenitude, garantindo proteção da cidade contra a especulação imobiliária. "Essa é uma questão central do planejamento e do Plano Diretor".

O candidato a vice-prefeito, Chico Lopes, e outros parlamentares do PCdoB, como a vereadora Eliana Gomes e o deputado estadual Lula Morais, também participaram do debate, que contou com grande presença de vereadores de diversos partidos, além de representantes de vários setores sociais.

Agenda Inácio 65 – Quinta-feira, 30/8

17 horas – Panfletagem no Terminal de Antônio Bezerra

20 horas – Jantar de adesão – Inácio Prefeito 65. Marina Park Hotel

Fonte: Assessoria Inácio 65
Fotos: Chico Gomes

Leia também:

Chico Lopes apresentou propostas no Terminal da Parangaba