Exército israelense manda desalojar milhares de palestinos

Milhares de campesinos palestinos da Cisjordânia receberam uma ordem de despejo do exército israelense que lhes dá 45 dias para destruir suas plantações e deixar as terras, sob pena de expulsão, fato relatado nesta quinta (30).

Os avisos, emitidos por uma seção das Forças de Defesa de Israel, põem em risco o meio de subsistência de milhares de agricultores e de suas famílias, disse um dos ameaçados à agência de notícias Wafa.

As terras estão semeadas com palmeiras e estão localizadas em uma área sob administração palestina, com base nos Acordos de Oslo, assinados em 1993 pelo governo de Israel e a Organização de Libertação da Palestina, na capital norueguesa.

O ministro da Agricultura, Walid Assaf, visitou a zona de conflito e disse que o governo palestino "combaterá as autoridades israelenses."

Os planos de administração israelense do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu incluem a expansão territorial às custas dos territórios palestinos de Gaza e da Cisjordânia, com a instalação de fazendas paramilitares sionistas, povoadas por imigrantes da Europa oriental e de outras regiões com o apoio do exército israelense.

Por sua parte, um porta-voz militar israelense disse que os 741 hectares plantados pelos agricultores palestinos estão "em terras cuja propriedade está ainda por se determinar."

Fonte: Prensa Latina