Parlamentares elogiam resposta de Dilma e atacam FHC 

A resposta da presidenta Dilma Rousseff ao artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi elogiada pelos parlamentares em discursos na Câmara e Senado, nesta terça-feira (4). O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que a presidenta Dilma “foi precisa e equilibrada em suas palavras”, já o deputado Fernando Ferro (PT-PE) criticou a fala de FHC: “Ou é demência intelectual ou é incompetência política para saber seu papel na democracia brasileira”, afirmou. 

No artigo, sob o título “Herança pesada”, FHC faz referências ao que considera problemas morais e econômicos deixados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua resposta, Dilma Rousseff lembra não ter recebido o país sob intervenção do FMI (Fundo Monet[ario Internacional) ou sob a ameaça de apagão, em referência aos problemas enfrentados no início do governo Lula, que sucedeu FHC. A presidenta cita, ainda, avanços do governo do petista nas áreas econômica e social e o respeito conquistado pelo país no cenário internacional.

Leia também:

 "Recebi do ex-presidente Lula uma herança bendita", afirma Dilma

Renato Rabelo: FHC, o testa de ferro das elites conservadoras

Os parlamentares reforçaram as palavras da presidenta Dilma, lembrando os problemas que pautaram os dois governos de FHC, com destaque para as manobras políticas do ex-presidente para garantir a sua reeleição.

“Ele (Fernando Henrique) não tem autoridade política, nem moral. Inclusive comprou o processo de reeleição. O Presidente Lula teve dignidade. Ele poderia, se quisesse, abrir um processo para ter a reeleição, mas preferiu não o fazer, porque compreendeu que o melhor é respeitar a ordem política e democrática para ajudar na construção da democracia”, afirmou Ferro.

Suplicy citou o trecho final da nota da presidenta, em que ela afirma que não reconhecer os avanços que o país obteve nos últimos dez anos é uma “tentativa menor de reescrever a história” e que o passado deve servir de lição, não de ressentimento.

“Lúcida, inteligente e refinada”

Para Fernando Ferro, houve avanços democráticos e fortalecimento das instituições no governo Lula, “então, não cabe, não merece e não faz sentido esse tipo de comentário que o Sr. Fernando Henrique Cardoso vem fazer do Governo do Presidente Lula. Por isso, nós refutamos esse comentário e queremos parabenizar a Presidenta Dilma pela maneira lúcida, inteligente e refinada com que rebateu as acusações de Fernando Henrique Cardoso contra o Presidente Lula”.

O deputado petista foi mais além e aconselhou “que o sociólogo Fernando Henrique Cardoso faça melhor uso do seu tempo na política, para não ficar promovendo intrigas e tentando criar clima de desavença no Governo. Seria melhor orientar seus partidários a promover um debate político aqui sobre os problemas que afligem o Brasil e não promover esta trajetória lastimável que não esperávamos de um ex-Presidente: meter-se na vida política de outro partido, de outro Governo, sem respeitar seu tempo, que passou. Ele agora pertence à história. Não faz mais sentido querer dar lição de política e de sociologia a ninguém, até porque dessa sociologia barata nós já estamos cheios”.

Ferro ainda usou seu discurso para relembrar todos os episódios que marcaram negativamente o governo do ex-Presidente Fernando Henrique e que foi denominado de “herança maldita”.

“Como disse a Presidenta Dilma, a herança maldita veio, sim, lá da época de Fernando Henrique Cardoso. Quem não se lembra do Fundo Monetário Internacional exigindo, aqui no Brasil, políticas contra os aposentados, arrocho salarial, privatizações, demissões, que foram provocadas naquele governo?” indagou o deputado.

Lembranças de FHC

E continuou: “Quem não se lembra do Presidente Fernando Henrique Cardoso querendo levar o Brasil para a Área de Livre Comércio das Américas – a Alca, dependendo dos Estados Unidos completamente, e entregar a nossa economia?

Quem não se lembra de Fernando Henrique Cardoso chamando os aposentados de vagabundos, porque era esse conceito que ele tinha da luta dos aposentados?

Quem não se lembra da “privataria” do Governo Fernando Henrique Cardoso, que vendeu várias empresas, dilapidou o patrimônio público nacional e quebrou o Brasil três vezes?

Quem não se lembra do programa de terceirização do Governo Fernando Henrique Cardoso, que acabou com o concurso público, tentou esvaziar e eliminar várias empresas públicas?

Quem não se lembra do Governo Fernando Henrique Cardoso atacando a Petrobras, querendo vendê-la e promovendo um processo de lesa-patrimônio nacional, algo inaceitável?” perguntou o deputado.

Segundo ele, se o governo do ex-presidente Lula e o governo Dilma tivessem enveredado pelo caminho de privatizações, nesta crise mundial, o Brasil estaria vivendo a mesma situação de crise de vários países na Europa.

“Que se critique, mas foi no governo do Presidente Lula e da Presidenta Dilma que as instituições voltaram a funcionar. O Ministério Público teve liberdade para fazer investigação; a Polícia Federal teve — como nunca — liberdade para fazer investigações e atingiu, inclusive, membros do Governo, mostrando claramente que não havia um processo de abafa, como havia naquele Governo passado”, concluiu o parlamentar.

De Brasília
Márcia Xavier