Luciana Santos: artigo de FHC apequenou história deste país

A líder do PCdoB na Câmara, Luciana Santos (PE) condenou o artigo de FHC por apequenar a história do país. No texto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fala sobre a “herança pesada” que a presidenta Dilma Rousseff recebeu de seu antecessor – o ex-presidente Lula. Para Luciana, o artigo reflete o inconformismo com o ciclo político vitorioso que o Brasil viveu com o governo Lula (2003–2010) e vive agora com a presidenta Dilma (2011-atualidade). 

A deputada elogiou a nota oficial do Palácio do Planalto, que rebate a opinião de FHC e enfatiza que a atual mandatária recebeu de Lula uma “herança bendita”, alicerçada em uma economia sólida, um país mais justo e menos desigual e respeitado internacionalmente.

Luciana Santos afirma que a “herança maldita” veio do governo FHC. “Ele entregou o país com uma dívida enorme com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Com o governo Lula, passamos de devedor a credor. Tínhamos a maior taxa de juros do planeta”, destacou.

A líder do PCdoB declara que o artigo de FHC não está à altura da condição de um ex-presidente, na medida em que apequena e tenta reescrever a história real dos últimos dez anos do país, representados pelos governos Lula e Dilma.

Ela reforça que o artigo do ex-presidente é um tiro no próprio pé porque revela que o governo FHC teve oito anos para fazer e não fez o que fez o Governo Lula, que investiu pesado no país, como a indústria naval, refinaria, transnordestina, transposição do Rio São Francisco, citando alguns exemplos.

Para a deputada, certamente o ex-presidente pretendeu aproveitar a onda midiática do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do chamado mensalão. “Ele está querendo surfar nesse ambiente”, diz Luciana

E acrescenta que o artigo “é extemporâneo, infeliz e descabido”, principalmente quando comenta sobre crise moral: “Não foi o presidente Lula que impôs ao Congresso a sua reeleição, na época com denúncias de venda de votos confessados”.

Da Redação em Brasília
Com informações da Liderança do PCdoB