SSA: Desfiles oficiais e alternativos marcam o 7 de Setembro

O Centro de Salvador parou na manhã desta sexta-feira (7/9) para assistir ao tradicional desfile de 7 de setembro, marco oficial da Independência do Brasil. Um verdadeiro tapete verde e amarelo se formou e se estendeu pela Avenida Sete, a partir do Corredor da Vitória, em cores que vinham do público de milhares de pessoas que, em celebração à data, estendia bandeiras e bandeirolas da nação.

Mesmo com os seus mais de quatro quilômetros de extensão, a avenida, que é um dos circuitos do carnaval baiano, ficou pequena para tanta gente. Espremidos, todos queriam ver a passagem dos militares – a pé ou em carros oficiais – dos estudantes e das bandas de música, em apresentações que aconteceram até a Praça Castro Alves.

Um dos momentos mais esperados foi a passagem do Grito dos Excluídos, um desfile alternativo que acontece após o oficial. Organizado por pastorais e pelos movimentos sociais, o grito reuniu protestos de vários segmentos da sociedade, que encontram na ocasião um meio para dar visibilidade às suas causas.

O ato acontece também em outras cidades brasileiras desde 1995. Esse ano, chega à 18ª edição com o lema “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos da população!”.


Destaques

A passagem dos populares pela avenida esse ano foi marcada pela presença de mulheres que fazem parte da “Marcha das Vadias”, protesto criado no Canadá, em 2011, e pede o fim do machismo. A marcha tem ganhado força no estado, principalmente, pelo aumento dos registros de violência contra a mulher na capital.

Outro assunto lembrado durante o Grito dos Excluídos foi o recente caso de estupro sofrido por duas jovens do município de Ruy Barbosa, na região da Chapada Diamantina, por integrantes da banda baiana de pagode New Hit. Um dos cartazes carregados dizia: “O único culpado pelo estupro é o estuprador”.

Militância

Como de costume, a militância do PCdoB esteve no desfile ao lado dos movimentos sociais. Além disso, os candidatos a vereador do partido, que disputam as 43 vagas na Câmara Municipal no dia sete de outubro, aproveitaram a data para fazer corpo a corpo com eleitores e conquistar votos.

De Salvador,
Erikson Walla