Assembleia da ONU: Palestina pedirá status de Estado não-membro

A Palestina irá à Assembleia Geral da ONU do próximo dia 27 com o pedido de sua admissão como "Estado não-membro", afirmou neste sábado (08) o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, em entrevista coletiva em Ramala.

"Vamos às Nações Unidas (com o pedido) em 27 de setembro", disse Abbas em um pronunciamento na qual também citou a grave situação econômica na Cisjordânia e pediu calma à população.

Segundo o líder palestino, que reuniu a imprensa por causa de uma onda de protestos sociais ocorrida nestes últimos dias na Cisjordânia, os palestinos querem dizer ao mundo que vivem em "um Estado sob ocupação".

"Temos 133 países que reconhecem o Estado da Palestina com Jerusalém (oriental) como capital e dúzias têm relações diplomáticas conosco", acrescentou.

A possibilidade de comparecer, ou não, à ONU no próximo período de sessões estava à espera de uma decisão porque os Estados Unidos pressionavam para congelar qualquer processo até depois das eleições de novembro.

Nesse sentido, Abbas queixou-se da oposição norte-americana em apresentar o tema palestino ao organismo internacional e mostrou sua determinação de seguir adiante.

No ano passado, os palestinos pediram à ONU o reconhecimento do status de estado de pleno direito, mas a proposta ficou congelada no Conselho de Segurança pela ameaça de veto de Washington.

Fonte: Ópera Mundi

Fonte: Ópera Mundi