Dia da Independência: Cavalgada encena Grito do Ipiranga

Em pleno século 21, um episódio histórico, ocorrido há 190 anos, foi revivido em São Paulo no Sete de Setembro. A 2ª Cavalgada da Independência, com 47,2km de percurso – 20km a cavalo e 27,2km motorizados –, reuniu entre a Baixada Santista e a Praça do Ipiranga cerca de 100 cavaleiros militares e civis, que deram mostras de patriotismo ao reviver a data mais importante do país.

 "Com essa homenagem, unimos o espírito esportivo do hipismo à memória da História do Brasil. Essa é a primeira versão, depois da original com D. Pedro I, muito importante porque nos faz reviver a relevância da conquista da autonomia política brasileira. É uma honra poder participar”, declarou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Logo cedo, às 7h30, e sob forte neblina, for realizada na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, a solenidade de abertura. O hasteamento da Bandeira Nacional teve condução do ministro Aldo Rebelo, e os hinos Nacional e da Independência do Brasil foram tocados pela banda de música da 1ª Brigada de Infantaria Antiaérea, sediada no 2º Batalhão de Infantaria Leve, comandado pelo tenente-coronel Fernando Cirvolane Lopes. Os atletas Jefferson Signaolin (hipismo) e Yane Marques, medalha de bronze no pentatlo moderno nas Olimpíadas de Londres, também participaram da cerimônia que deu início à 2ª Cavalgada da Independência.

Em seguida, a tropa com dez cavaleiros começou o trajeto que culminaria na Praça do Grito, na capital paulista. Integraram a tropa Aldo Rebelo, o ator Eriberto Leão – que ao fim da cavalgada interpretaria D. Pedro I –, os dois atletas e representantes da Companhia dos Camaradas da Cavalaria de São Paulo, do 1º Regimento de Guarda Presidencial (Dragões da Independência, com sede em Brasília) e do Regimento 9 de Julho da Polícia Militar de São Paulo.

Os participantes fizeram um trajeto de 14km a cavalo, partindo da Refinaria de Cubatão, com rápidas paradas para se juntar, nos pontos da Casa de Pedra e do Rancho da Maioridade, a outros cavaleiros que foram engrossando a marcha. Na Pousada dos Pescadores, a tropa parou por cerca de uma hora e meia para o almoço e para a alimentação dos animais, que em seguida foram transportados em caminhões por 27,2km até a Praça Gaúcha. Dali, o grupo, que já alcançava o numero de 100 integrantes, percorreu os últimos 5km a cavalo.

O encerramento da homenagem ao Dia da Independência deu-se na Praça do Ipiranga. Para assistir à encenação do momento cívico, estiveram presentes o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Benedito Fernandes, e um público de moradores de São Paulo de todas as idades. Eriberto Leão interpretou o príncipe D. Pedro I no Grito do Ipiranga. Já Pedro Bexiga fez o papel do mensageiro que entregou a carta de Portugal anulando a Assembléia Constituinte instaurada por D. Pedro e exigindo a sua volta. Ao receber a carta, o ator ergueu sua espada e por três vezes gritou: “Independência ou morte”. Estava oficializada, em 7 de setembro de 1822, a independência do Brasil.

Heróis

De acordo com Eriberto Leão, participar do evento que retrata a data mais importante do Brasil é uma oportunidade única. "Temos que valorizar a história de nosso povo. As pessoas estão muito carentes de referências porque os poucos heróis brasileiros que existem ou existiram são poucos lembrados", justificou.

A 2ª Cavalgada da Independência é uma promoção do Ministério da Defesa e do Ministério do Esporte, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e as prefeituras de Cubatão e de Santos.

Fonte: Ministério do Esporte