Aumenta o número de mortos no atentado em Alepo

O número de mortos por um atentado terrorista em áreas de hospitais na cidade síria de Alepo elevou-se nesta segunda-feira (10) para 30 e para mais de 64 os feridos, informou uma fonte oficial.

O ataque ocorreu no domingo (9), próximo ao hospital Hayat e ao Hospital Central da cidade, em Malab, quando uma potente bomba explodiu e causou importantes danos a essas instalações, à escola de estudos elementares de-Nusour Zahabiya e a edifícios próximos.

A ato de terror fechou um dia caracterizado pelo auge dos atentados que, nos últimos dias, grupos de mercenários têm realizado contra lugares públicos, sedes militares e de transporte, em várias regiões da Síria.

Esta ação ocorreu um dia depois do ataque por um numeroso bando armado contra o quartel da Segurança Central de Henano, em Alepo, onde têm suas sedes várias instituições armadas.

Esse ataque, segundo a oposição, tinha como objetivo se abastecer de munições e armas, mas, de acordo com porta-vozes, só conseguiram ocupar os escritórios de recrutamento da região norte e costeira, antes de serem abatidos por forças combinadas do Exército e da Aviação sírias.

Durante os combates e bombardeios morreram centenas de mercenários em que, segundo uma fonte da oposição, mais de 60% dos mortos eram mercenários e combatentes de outros países árabes.

Na manhã de domingo explodiu um artefato durante a passagem de um ônibus de passageiros pela estrada Homs-Misyaf, próximo da aldeia de Azzeibak, que se dirigia a Damasco, com saldo de quatro mortos e 35 feridos.

Domingo foram realizados fortes ataques contra os bandos armados e os mercenários em áreas da província e cidade de Alepo, a 350 quilômetros ao norte de Damasco, na zona de Maysaloun, nos bairros de Safa e de Shaar, entre outras, com saldo de numerosas baixas nas fileiras opositoras.

Em Homs, a 162 quilômetros ao norte da capital, foram mortos sete integrantes dos bandos armados no bairro de Hamidiya, enquanto em áreas de Qseir morreram 14 e três foram feridos em choques com as forças governamentais.

Por sua vez em Hama, a 209 quilômetros ao norte da capital, na localidade de Tal Qartal, foram eliminados vários elementos armados e capturados seus armamentos.

Em Daraa, a 110 quilômetros de Damasco, ao sul, foram aniquilados numerosos mercenários em áreas da localidade de Herak, destruídos dois transportes e ocupado um grande esconderijo de armas, inclusive foguetes LAU de fabricação israelense.

Alguns analistas da situação síria predizem um auge dos atentados terroristas nos próximos dias, enquanto debatem-se posições encontradas no exterior para atingir um acordo político da crise neste país do Oriente Médio.

Fonte: Prensa Latina