Termina nesta segunda prazo para inscrição no vestibular Fuvest

Termina nesta segunda-feira (10), o prazo de inscrições para o vestibular 2013 da Fuvest, que vai selecionar 10.982 alunos para a Universidade de São Paulo (USP), além de 100 para o curso de Medicina da Santa Casa de São Paulo. As inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.fuvest.br e a taxa, no valor de R$ 130, poderá ser paga em bancos ou pela internet, até amanhã (11).

No ano passado, um dos maiores vestibulares do país atraiu mais de 146 mil estudantes inscritos. A primeira fase da Fuvest deste ano será realizada em 25 de novembro, às 13h. A prova conterá 90 questões sobre as disciplinas do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, além de algumas perguntas interdisciplinares. Cada teste terá cinco alternativas.

Na segunda fase, os estudantes convocados farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. No dia 6 de janeiro de 2013, responderão a 10 questões de português e fazer uma redação; no dia 7, a prova será constituída por 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio; no dia 8, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (6 ou 4 de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão 4 horas de duração.

A Fuvest ressalta que os alunos devem atentar-se às normas do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrarão em vigor a partir do dia 1.º de janeiro.

A primeira chamada será feita no dia 2 de fevereiro de 2013, quando poderá ser conhecido o desempenho do aluno pela página na internet da Fuvest.

As provas serão aplicadas em 26 municípios do Estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo. No interior, serão contemplandos as seguintes cidades: Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Inscrição para portador de necessidades especiais

Os candidatos portadores de necessidades especiais poderão ter acréscimo de 20% no tempo destinado à realização das provas e, em alguns casos, a fiscais especiais, segundo a avaliação da equipe médica da instituição. Para isso, é necessário que esses candidatos declarem-se como portadores de deficiências e preencham uma ficha de cadastramento que será gerada pelo próprio programa, no momento da inscrição. Essa ficha deverá ser encaminhada à Fuvest, por correio, em carta registrada, postada até o dia 14 de setembro, junto com a documentação que comprove a sua condição.

Com UOL Educação