Artistas de vários países pintam painel em igreja da Asa Norte

Sobre andaimes e com música sacra para ditar o ritmo, artistas plásticos de vários países pintam um painel em forma de coroa, dentro da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, localizada na entrequadra 307/308 da Asa Norte.

Realizadas sob a supervisão do espanhol Juan Pablo Civil e de autoria do compatriota Kiko Argüello, as pinturas retratam passagens evangélicas de Jesus Cristo e estampam instituições religiosas do mundo inteiro. Esta é a primeira vez que o mural estará disposto no Brasil. A finalização do conteúdo está prevista para próximo 18 de setembro.

Há 13 anos, a equipe gerenciada por Juan Pablo reconstrói o painel de Kiko Argüello, em igrejas católicas sediadas em várias localidades do mundo. Em Brasília, 16 artistas, distribuídos entre pintores e ajudantes, estão responsáveis pela pintura dos 16 quadros que formam o conteúdo artístico, iniciado em meados de agosto. Com cerca de 260 metros quadrados, a versão brasiliense será a maior do mundo – em formato alusivo de coroa. O conteúdo também já foi pintado como um quadro tradicional. Os responsáveis trabalham voluntariamente e ocupam moradias de membros da paróquia.

Pároco ajudou

Questionado sobre o motivo de a igreja Nossa Senhora da Esperança receber o mural, Juan Pablo revelou que a participação do pároco responsável pela instituição religiosa foi decisiva. “O pároco daqui insistiu, insistiu muito por telefone. Todo dia telefonava. Também chegamos à conclusão que seria importante ser pintado aqui”, comentou. No momento, o padre responsável pela igreja encontra-se em viagem pelo exterior.

O supervisor da obra revelou que existe uma lista extensa de pedidos para receber a pintura, mas ainda não há um próximo destino definido.

Cada quadro que compõe a estrutura mede 4,20m por 4,12m. Para produzir a pintura, a igreja precisou disponibilizar cerca de 30 quilos de pigmento alemão em pó e 50 litros de óleo de linhaça, utilizados nos esboços. Além disso, quase 10 mil folhas de ouro foram usadas no preenchimento dos detalhes dos quadros. Para reunir o material, a paróquia comercializou camisetas, carnês de sorteios, e contou com auxílio de voluntários.

Clima ajudou

Enquanto moradores do Distrito Federal sofrem com o calor e a baixa umidade, os artistas plásticos estrangeiros comemoram o clima de Brasília. Os dois meses utilizados na finalização de todo o processo artístico do painel representam um marco histórico: se concluído neste cronograma, deverá ser considerada a obra de execução mais rápida das construídas até agora pelo grupo.

De acordo com responsáveis pela coloração das telas, o calor e a seca do DF auxiliam a fixar a tinta e, desta maneira, agilizam todo o processo. Para poder colorir as telas com pigmentos de tons diferentes é preciso esperar a secagem de cada camada. Apesar de não haver uma certeza do período que o painel deverá durar, estima-se que permaneça na igreja de Brasília por séculos.