Voluntários para megaeventos esportivos podem chegar a 122 mil

O secretário especial de Articulação de São Paulo para a Copa, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves,  revelou nesta terça-feira (11), que o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, sinalizou a inclusão de um contingente maior de voluntários para a Copa das Confederações e o Mundial, em 2014. No primeiro evento, inicialmente, serão sete mil pessoas e no segundo 22 mil. O total poderá chegar a 122 mil voluntários.

"É preciso ampliar e trabalharmos com a ideia de incluir mais 100 mil voluntários para todo Brasil", disse Gilmar Tadeu.

O número chegaria a 122 mil que exercerão outras funções, explica Gilmar Tadeu: "Os voluntários da Fifa ficam mais nos estádios e aeroportos. Precisamos de gente em outros lugares, como pontos turísticos. Eles passariam pelo treinamento básico da Fifa, mas teriam papéis diferentes. E todos usariam os mesmos uniformes".

O secretário especial, que esteve em Londres nos Jogos Olímpicos, enfatizou que um contingente maior ajudará, inclusive, na segurança do evento.

"Eles ajudaram a quebrar aquela imagem que tínhamos dos ingleses. Estavam sempre sorrindo e eram atenciosos. Aqui, no nosso caso, precisaremos qualificar o pessoal", comentou.

O interesse para participar do processo de escolha foi tão grande que a Fifa decidiu prorrogar os prazos de inscrição para os voluntários. Em 15 dias, quase 110 mil pessoas se inscreveram de 130 países diferentes. Ainda não há uma divisão dos voluntários pelas sedes.

Com Agência Estado