ADASA começa hoje limpeza do Lago Paranoá

Equipe técnica comandada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) iniciou nesta quarta-feira, a limpeza do Lago Paranoá.

Todos os anos, a Companhia Energética de Brasília (CEB) aumenta a utilização das águas do lago para a geração de energia, até que o nível seja reduzido ao seu valor mínimo.

Com a cota mínima, é feita a limpeza da área. A partir do próximo domingo (16/9), a CEB passa a fazer uso de outras fontes de energia. A assessoria da Adasa não soube precisar as alternativas, contudo. A coleta de resíduos, chamada de “flushing”, será feita no Pontão, na Ponte JK, na Ponte das Garças, na Ermida Dom Bosco e na Barragem.

A ação é inspirada no “Clean Up Day”, movimento mundial em defesa do meio ambiente. Neste ano, a agenda internacional coincidiu com o melhor momento para a limpeza no DF, o mês de setembro, de acordo com a assessoria. Para chamar a atenção para a coleta seletiva, os resíduos retirados do Lago Paranoá serão erguidos em um guindaste no sábado dia 15, ficando expostos na QL 24, do Lago Sul, até o próximo dia 18 de setembro.