Banqueiros "pagaram pra ver" e categoria está mobilizada, diz CTB

Os cerca de 500 mil bancários do país votam indicativo de greve a partir da terça-feira (18). A contraproposta de 6%, feita pelos banqueiros, representados pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não agradou aos trabalhadores. Para a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a categoria está mobilizada para reivindicar a pauta, mesmo que mais uma vez tenha que paralisar as atividades.

"Os banqueiros pagaram pra ver. Eles sinalizaram no início que queriam fechar acordo sem greve, mas apresentaram 6% sem nenhuma elevação diferenciada no piso e com PLR [Participação nos Lucros e Resultados] praticamente nos mesmos moldes de 2011", declarou em entrevista à Rádio Vermelho Emanoel Souza, presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feeb Base), filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Ele enfatizou a posição da CTB, que integra o Comando Nacional dos Bancários, de seguir a orientação do comando, o que inclui a mobilização dos militantes em todo país para deflagrar greve a partir do dia 18.

"Antes disso teremos uma nova assembleia, no dia 17. Se até lá tiver outra contraproposta ela será examinada. Mas, vamos votar pela greve desde já até para evitar problemas jurídicos futuros", ressalta Emanuel.

Da Redação,
Deborah Moreira

Confira a íntegra da entrevista na Rádio Vermelho: