Assis Melo faz homenagem à Semana Farroupilha em Brasília

O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) interrompeu a agenda de campanha à prefeitura de Caxias do Sul para prestar homenagem aos tradicionalistas pela passagem da Semana Farroupilha. O comunista foi o proponente de sessão solene que aconteceu nesta terça-feira (18), na Câmara dos Deputados, que contou com a presença de autoridades estaduais e representantes de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) com base na Capital Federal.

Assis Melo faz homenagem à Semana Farroupilha em Brasília - Agência Câmara

A data de 20 de setembro rememora a Revolução Farroupilha no Estado do Rio Grande do Sul. Assis Melo, em seu discurso, disse que trazia para a Câmara “a história de luta de um povo por liberdade, que organizou o maior levante popular de cunho republicano do Brasil, a Revolução Farroupilha”.

E contou que diversos fatores motivaram o início da Guerra dos Farrapos, destacando entre eles, a insatisfação com as políticas adotadas pelas autoridades imperiais, como os altos impostos cobrados para produtos no comércio de couro e charque; e cobrança por maior autonomia das províncias.

E destacou que “aquelas batalhas ainda estão presentes, onde operários e camponeses lutam por melhores condições de vida que lhes são negadas pelos patrões e latifundiários, enquanto estes enfrentarem pesadas cargas tributárias, juros altos, proteções alfandegárias e concorrências desleais por parte de grandes conglomerados internacionais”.

O parlamentar, que presidiu a sessão solene, lembrou ainda que “alcançamos algumas vitórias nos últimos anos, a partir da eleição de um Presidente operário, mas precisamos de mais farroupilhas e menos caramurus, para que assim possamos construir uma Pátria verdadeiramente independente, próspera e que a riqueza aqui produzida possa ser usufruída pela grande maioria de nosso povo”, concluiu.

De Brasília
Márcia Xavier