Estado assume o controle do sistema ferry boat em Salvador

A empresa TWB S.A Construção Naval, Serviços e Transportes Marítimos, que administra o sistema Ferry Boat da capital baiana, foi afastada das operações, nesta quinta-feira (20/9), por um decreto do governador Jaques Wagner. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (19) e ordena que o controle do sistema passe a ser do Estado.

Com isso, a Agerba (Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação) se torna a responsável pela administração do ferry, que não interromperá o funcionamento enquanto durar a intervenção. Segundo o governo, a tomada não é definitiva e pode durar até 180 dias, período no qual o interventor deve apresentar um relatório com a análise da situação econômica e financeira da TWB.

O governador seguiu as recomendações do Ministério Público do Estado e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Elas foram feitas com base nos constantes problemas apresentados durante as travessias, como quebras de embarcações, atrasos, longas filas e baixo número de ferries nos feriadões.

De acordo com o texto do decreto, o objetivo da medida é “restabelecer a adequada e eficiente prestação dos serviços, bem como assegurar o fiel cumprimento das normas contratuais e legais pertinentes, podendo ser adotadas todas as medidas necessárias a garantir a continuidade dos serviços”.

Para garantir a melhoria do serviço, o Estado solicitou à Marinha a utilização do dique seco da Base Naval de Aratu, para que seja realizada a recuperação de três embarcações a partir deste sábado (22).

De Salvador,
Erikson Walla
Com Secom/ BA