Filme cubano é indicado ao Prêmio Goya 

O longa-metragem de zumbis" Juan de los muertos" (2011), dirigido por Alejandro Brugués, é o indicado de Cuba na categoria de Melhor Filme Iberoamericano da 27ª edição dos Prêmios Goya, na Espanha. 

 

Segundo informou o Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC), um comitê especializado escolheu este filme -o de maior sucesso de público no cinema cubano recente- com o e também selecionou o filme "Longa distância", de Esteban Insausti, como aspirante ao Prêmio Ariel, que outorga a Academia de Cinema de México.

O júri esteve composto por Gerardo Chijona (diretor), Nelson Rodríguez (editor), Miriam Talavera (editora), Rafael Solís (diretor de fotografia) e a diretora de Criação Artística do ICAIC, Marisol Rodríguez.

"Juan de los muertos" foi exibido em mais de 30 festivais internacionais e mereceu o reconhecimentos como o Prêmio Runner Up do Público no Fantastic Fest, em Austin, Estados Unidos; e o Prêmio Fanomenon Audience Award, no Festival Internacional de Cinema de Leeds, Reino Unido.

Fonte: Prensa Latina