Receita Federal ficaliza e descobre que 40% são laranjas

Dados da Receita Federal, publicadaos nesta segunda-feira (24), apontam que em mais de 40% dos casos fiscalizados o beneficiado pela sonegação não é o alvo da ação. Ou seja, as contas fiscalizadas são de laranjas ou testas de ferro de criminosos, identificados a partir do cruzamento e checagem das transações financeiras.

Lágaro Jung Martins, coordenador geral de fiscalização da Receita Federal, diz que muitos dos contribuintes ignoravam o saldo movimentado nas contas bancárias em seu nome.

Segundo ele, as ações de fiscalização com checagem de fluxo bancário, 91% comprovam infrações. "Seguimos o dinheiro para descobrir quem é o sujeito que está por trás daquela movimentação. Por isso há procedimentos de fiscalização em que eu tenho até 15 quebras de sigilo para rastrear" – explicou.

Durante a apresentação, a Receita informou que todas as requisições de movimentação apontam qual a suspeita entre as 11 possibilidades de desvio previstas no decreto 3.724 de 2001.

"Há pessoas que movimentam mais de R$ 2 milhões por dia na Bolsa e não declaram nada", disse Martins, afirmando que os investigados não são assalariados comuns, mas pessoas com grande discrepância entre os dados declarados e os movimentados.

Em média, segundo a Receita, cada autuação com quebra de sigilo resultou em créditos de R$ 3,5 milhões que foram sonegados. Oito em cada dez ações têm como alvo pessoas jurídicas.

Com informações do O Globo