Trabalhadores dos Correios da Bahia aderem à greve nacional

Em assembléia realizada na noite da última segunda-feira (24/9), os trabalhadores do Correios da Bahia decidiram acompanhar o movimento nacional da categoria e decretar greve no estado. Desde a 0h desta terça (25), os serviços das agências da estatal estão paralisados por tempo indeterminado.

Os trabalhadores de Salvador fizeram um protesto na manhã desta terça em frente à sede dos Correios, no bairro da Pituba. Eles pedem reajuste de 43,7%, aumento linear de R$ 200, vale alimentação de R$ 35 e a contratação de mais 30 mil funcionários, enquanto a proposta da empresa pública é reajuste de 5,2%, o que seria, segundo ela, compatível com a inflação dos últimos 12 meses.

Uma audiência de conciliação entre os trabalhadores e a diretoria dos Correios acontece na tarde dessa terça, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. O resultado do encontro será discutido pelos baianos em uma nova assembléia, marcada para as 19h, na praça Inglaterra, no bairro do Comércio.

Se não houver entendimento entre as partes, a greve vai continuar e o julgamento do dissídio deve acontecer já na próxima quinta-feira (27), pelo TST, em sessão extraordinária.

Segundo Sergio Campos, um dos líderes do movimento e que é ligado à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Seção Bahia), a estimativa é de que pelo menos 40% da categoria tenham aderido à greve, em todo o Estado.

De Salvador,
Erikson Walla