Assange participará de fórum de direitos humanos na ONU

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, intervirá nesta quarta-feira (26) em fórum sobre o fortalecimento do sistema internacional de direitos humanos mediante o asilo diplomático, que se realizará na cidade de Nova York, no marco da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Participação de Assange será feita através de uma videoconferência, da embaixada do Equador em Londres, onde encontra-se sob asilo político. O fórum será liderado pelo ministro de Relações Exteriores equatoriano, Ricardo Patiño, no qual também é esperada a participação do diretor legal do Centro para os Direitos Constitucionais dos Estados Unidos, Baher Azmy.


Leia também:

Equador e Reino Unido falarão sobre Assange em Nova York

O evento está sendo organizado por Quito, que procura encontrar uma postura do Reino Unido sobre o asilo diplomático concedido para Assange. A atividade debaterá especialmente o tema dos direitos humanos.

O fórum será realizado um dia antes da reunião entre Patiño e o chanceler britânico Wiliam Haugue para falar sobre o caso de Assange, a quem Londres não concede o salvo-conduto necessário para viajar até o solo sul-americano.

O fundador do WikiLeaks está refugiado desde 19 de junho na embaixada do Equador em Londres, para evitar sua extradição para a Suécia, onde é acusado de delitos sexuais.

Segundo o jornalista australiano, sua entrega para a Suécia poderia ser uma simples desculpa para extraditá-lo para os Estados Unidos, onde poderá se condenado a morte pela publicação de cables diplomáticos de Washington.

O caso Assange tem deixado tensas as relações entre Quito e Londres. As autoridades britânicas tem rejeitado que não permitirão ao jornalista que vá para seu país e comunicaram que farão o possível para cumprir com o seu compromisso de extraditá-lo para a Suécia.

Fonte: TeleSUR