Em pesquisa não oficial Obama abre vantagem nos EUA

Oito em cada 10 eleitores votariam em Barack Obama se as eleições nos Estados Unidos fosse hoje. Somente dois votariam no republicano Mitt Romney. Em 29 de agosto, 55% apostavam no atual presidente, e 45%, no rival.

Os dados são do site de apostas políticas Intrade, não oficial, mas os dados podem refletir a reviravolta na campanha eleitoral estadunidense em setembro por conta dos últimos acontecimentos.

Agora, de acordo com o site, Romney começa a ficar ligeiramente para trás. Segundo especialistas da grande mídia dos EUA, as chances de Obama se reeleger saltaram de 70% no fim de agosto para 84% – usando modelo matemático que inclui várias pesquisas, performance da economia, dados históricos e aprovação presidencial.

Os fatos que provavelmente influenciaram o eleitorado foram o assassinato do embaixador dos EUA na Líbia, em 11 de setembro deste ano, quando Romney se enrola sem seus comentários e é criticado na mídia.

Também veio à tona um vídeo de um jantar com doadores de campanha no qual o republicano desdenha 47% do eleitorado e acusa essa fatia de querer ser "dependente" do governo, no dia 17, a fé em suas chances desaba.

Paralelamente, Obama registrou no pós-convenção sua melhor aprovação média mensal na aferição do Gallup, 49,4%, desde a morte de Osama bin Laden, em maio de 2011, quando atingiu 49,9% –um ponto fora da curva.

Faltam 38 dias para a eleição, e, em outubro, os candidatos farão três debates.

Com Folha de S. Paulo