Rede 4G da Oi tem investimento previsto de R$ 1 bi

A direção da Oi anunciou que vai investir R$ 1 bilhão na instalação e expansão da rede de quarta geração (4G) até 2015. A operadora corre para cumprir o prazo estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para atender com a tecnologia, de forma comercial, as seis cidades-sede da Copa das Confederações até abril do próximo ano.

Francisco Valim, presidente da Oi, disse que o cronograma da companhia não está atrasado. Além disso, o executivo disse que o plano inclui vender o serviço também na cidade de São Paulo.

Nesta segunda-feira (1°), a Oi inaugurou, em fase experimental, a operação da tecnologia 4G na cidade do Rio, com a instalação de cinco estações radiobase no bairro do Leblon, na Zona Sul. Segundo Valim, até o fim do ano a rede estará presente, também em fase experimental, em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. A empresa planeja definir este mês o fornecedor que fará a instalação da tecnologia em nível nacional. Atualmente, a empresa faz testes com diversos fornecedores. No Rio de Janeiro, a rede instalada para testes tem equipamentos da Alcatel-Lucent e Nokia Siemens.

As operadoras que participaram e arremataram frequências no leilão de 4G vão assinar o termo de autorização do uso de radiofrequência em 16 de outubro. A partir daí, elas já poderão operar comercialmente o serviço no país. Valim disse que modens de 4G poderão ser vendidos entre novembro e dezembro, dependendo da expansão da tecnologia e da demanda de determinados clientes.

Segundo o executivo, a expansão do uso de quarta geração no país vai depender do interesse dos clientes pela nova tecnologia. Os usuários precisam trocar os seus dispositivos para começar a usufruir da novidade. Valim disse que ainda é cedo para traçar expectativas sobre o ganho de rentabilidade com o novo serviço. "[A adoção] do aparelho é determinante", disse o presidente da Oi. "A adoção ou não é que fará a diferença."

Mesmo com o posicionamento mais rígido que tem adotado ultimamente na cobrança de qualidade do serviços das teles, o presidente da agência reguladora, Paulo Rezende, compareceu ao evento da Oi para assistir ao pontapé inicial para a instalação da rede 4G. Rezende aproveitou a ocasião para reafirmar como positiva a decisão da Anatel em fazer o leilão para as frequências de 4G. O presidente da agência refutou, assim, a posição de operadoras que eram contra a realização do leilão este ano, para terem a oportunidade de rentabilizar mais ainda os investimentos feitos na infraestruturação de terceira geração.

"Eu acho, inclusive, que o lançamento da quarta geração pela Oi é uma amostra de que a agência apostou na decisão certa naquele momento, de destinar parte da faixa de 2,5 [Gigahertz – GHz] para a quarta geração", disse Rezende.

Sobre a qualidade do serviço de banda larga móvel, o presidente da Anatel reiterou que até dezembro a agência deverá divulgar um ranking. A iniciativa já foi deflagrada para o serviço de banda larga fixa. "Estamos na fase final de construção da metodologia de amostragem", disse Rezende. A qualidade da oferta de 4G também será incluída na mostra futuramente.

Fonte: Valor Econômico