Lobão: não há como garantir ausência de pane no sistema elétrico

Em coletiva à imprensa, nesta quinta-feira (4), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que, apesar de o sistema de energia do país ser confiável, não existe garantia de que não vai haver novamente falta de energia, como aconteceu nesta quarta-feira (3) em diversos estados.

Segundo ele, a manutenção de todos os equipamentos do sistema elétrico é feita normalmente. “O nosso sistema é bom, firme e forte. Mas como todo o sistema do mundo está sujeito a incidentes dessa natureza. Desejamos que não haja esse tipo de acidente, mas não podemos dar uma garantia absoluta de que nunca mais vai acontecer”, disse, depois da reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). 

Leia também:

Furnas: pane gera perda de carga e deixa sem luz algumas regiões

Lobão explicou que não há relação entre a queda de energia registrada ontem e a que ocorreu no dia 22 de setembro, que atingiu as regiões Norte e Nordeste. Segundo ele, apesar de os dois problemas terem começado a partir de falhas em transformadores, a proximidade das duas ocorrências foi uma “mera coincidência”. “São episódios que lamentavelmente acontecem, mas não comprometem a segurança geral do sistema elétrico brasileiro”. 

O ministro também informou que as causas do corte de energia serão avaliadas novamente nesta sexta-feira (5), em uma reunião na sede do ONS, no Rio de Janeiro.

Durante a reunião de ontem, Lobão determinou a formação de um grupo de trabalho que vai fazer uma avaliação geral do sistema de geração e transmissão de energia do país.

Com informações da Agência Brasil