Metas para diminuir desigualdades

Representantes do governo local e da sociedade civil organizada, empresários e acadêmicos definiram 17 ações prioritárias para o desenvolvimento do Distrito Federal, da área metropolitana e da região geoeconômica de Brasília. O objetivo é reduzir as desigualdades sociais no DF e na região do entorno.

O documento elaborado pelos participantes da I Conferência Distrital de Desenvolvimento Regional (CDDR), encerrada nessa quarta-feira, após três dias de discussões no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, diz que, embora o Distrito Federal seja a unidade federativa de maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do país e a de maior renda domiciliar per capita, "apresenta uma enorm e desigualdade desta renda em termos espaciais, com a região administrativa de renda média mais elevada (Lago Sul) apresentando rendimento per capita quase vinte vezes superior a região de renda média mais baixa (Estrutural)”.

Durante a CDDR ainda foram eleitos os nove delegados do Distrito Federal às Conferências Macrorregional e Nacional de Desenvolvimento.

Como enfrentar

O presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, comentou que “a Carta de Brasília sintetiza as estratégias e as ações centrais que devem ser implementadas para a promoção do desenvolvimento em nossa região”. Entre as diretrizes aprovadas na conferência e apontadas pela carta estão: a realização do planejamento estratégico integrado da área de influência da cidade e de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, a ampliação da malha ferroviária na região geoeconômica de Brasília e a modernização da malha rodoviária regional, com o objetivo de conectá-las à nacional.

Nesta quinta-feira (4/10), uma delegação da Codeplan participou da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Goiás, em Goiânia, para apresentar os resultados do Distrito Federal. Os delegados eleitos durante as conferências estaduais e distrital participarão da etapa macrorregional, que acontecerá de 12 a 14 de novembro, em Goiânia.