Aumenta número de moradores em áreas de risco

O número de pessoas que vivem em áreas de risco no Distrito Federal quase dobrou.

Levantamento realizado pela Defesa Civil indica que hoje 3,4 mil pessoas moram em 860 casas localizadas em áreas de alta vulnerabilidade. Em 2011, esse número era de 1.750.

Ainda de acordo com o estudo, atualmente existem 37 locais de pergido em 16 regiões administrativas. No ano passado eram 26 áreas, distribuídas em 11 RAs.

Para o subsecretário de operações do órgão, Coronel Sérgio Bezerra, esse aumento é resultado da nova metodologia aplicada no levantamento. "Realizamos um trabalho ponto a ponto em contato com a comunidade. Conseguimos identificar essas pessoas que estavam lá, mas estavam encobertas pelos números", explicou.

Esses "novos" moradores das áreas de risco do DF representam 1.650 pessoas a mais no monitoramento da Defesa Civil, que já se prepara para o período chuvoso.

O órgão faz o monitoramento dessas localidades vulneráveis e irá contar com a ajuda de outras áreas do GDF para combater o problema de maneira emergencial. Segundo Bezerra, a medida é novidade e serve de referência no trabalho em áreas perigosas. "Faremos simulações para melhorar o tempo resposta do atendimento", adiantou.

Áreas afetadas

O levantamento da Defesa Civil foi realizado entre fevereiro e setembro deste ano. O estudo aponta que Ceilândia e Fercal são as cidades com o maior número de pontos de risco, com sete cada uma.

Além disso, foram identificados novos pontos como o Córrego de Belchior, em Samambaia, a Chácara 12 e Santa Luzia, na Estrutural e o Condomínio Porto Rico, em Santa Maria. A maior parte ocupações irregulares.