Bancários enfrentam mais uma ofensiva tucana contra trabalhadores

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que multou a entidade em R$ 5.000 alegando veiculação de propaganda do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, na Folha Bancária, jornal da instituição. Na noite de 4 de outubro, oficiais de Justiça, acompanhado de policiais, invadiram as sete sedes regionais dos Bancários no estado com ordem de busca e apreensão da edição do periódico.

No final da tarde desta quinta-feira (11), o juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas tornou definitiva a liminar concedida à Coligação Avança São Paulo (PSDB/PSD/DEM/PR/PV), do candidato José Serra, contra a Folha Bancária, ondenando o sindicato a pagar multa. Para o promotor eleitoral do Ministério Público, Roberto Senise Lisboa, não houve irregularidade.

Os bancários também recorrem da busca e apreensão do material e da retirada do conteúdo online, feitas a pedido da coligação tucana.

imagem: Sindicato dos Bancários

Leia também:
A mando de Serra, Sindicato dos Bancários é invadido em São Paulo

“Não fizemos propaganda eleitoral, apenas trouxemos informações importantes para os trabalhadores sobre a trajetória dos candidatos. Quanto às propostas, apresentamos as de Haddad e Russomano, já que as de Serra não haviam sido oficialmente divulgadas. Entendemos que os trabalhadores têm o direito de fazer suas análises e se posicionar em relação aos projetos”, disse a presidenta do Sindicato dos Bancários, Juvandia Moreira. “Por isso, vamos entrar com recurso com base no direito dos trabalhadores à informação.”

Censura

Segundo nota divulgada no site dos trabalhadores, a edição 5.592 da Folha, de 4 de outubro, veiculou reportagem com as trajetórias e propostas dos três candidatos à frente nas pesquisas para prefeitura de São Paulo: além de Serra, Fernando Haddad e Celso Russomano. A representação da coligação de Serra considerou que o material “denegria” a imagem do candidato e fazia propaganda política. No entanto, de acordo com a entidade, a candidatura tucana foi procurada antes do fechamento da edição em questão e não foi fornecido o plano de governo.

Vale lembrar que a instituição sempre manifestou a posição majoritária de sua direção em seus informativos com o objetivo de orientar politicamente a categoria. Foi assim em todas as eleições disputadas por Lula e em todas as eleições para prefeitura e governo do estado desde a retomada do Sindicato para o campo do sindicalismo combativo no final da década de 1970.

Da redação do Vermelho com Sindicato dos Bancários