Seminário discute problemas e futuro de Brasília

A Brasília desenhada por Oscar Niemeyer e Lucio Costa não é mais a mesma. Nestes 52 anos, a capital cresceu, novas regiões administrativas surgiram, milhares de pessoas vieram para a cidade, mais prédios foram levantados, condomínios irregulares se espalharam pelo DF e o deficit habitacional aumentou.

Os desafios para solucionar os problemas de habitação do Distrito Federal são a pauta do terceiro seminário Pensar Brasília, Qualidade de vida — moradia/habitação promovido pelos Diários Associados, hoje, no auditório Hipólito José da Costa, na sede do “Correio Braziliense”.

Durante quatro horas de evento, representantes do governo, do mercado de trabalho e acadêmicos apontarão caminhos para melhorar a qualidade de vida dos brasilienses nessa área. O debate contará com a presença do secretário de Habitação do DF, Geraldo Magela; do arquiteto argentino Roberto Converti; e do professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) Benny Schvarsberg.

O crescimento desordenado da cidade, as construções sustentáveis, o deficit habitacional, as formas de financiamento de imóveis e a construção de mais bairros serão os temas abordados pelos especialistas durante o seminário. O público também tem espaço no evento, que dedica parte do tempo para perguntas e reflexões.

Ex-diretor da Subsecretaria de Planejamento Urbano de Buenos Aires e especialista em projetos urbanísticos, o argentino Roberto Converti é um dos convidados da terceira etapa do projeto. O arquiteto vem compartilhar um pouco da experiência adquirida ao longo da carreira. Atualmente, ele é um dos diretores do escritório Oficina Urbana, que desenvolve empreendimentos em áreas urbanas em diversos países da América Latina.

A revitalização da região de Puerto Madero, bairro nobre da capital argentina, é uma das principais obras já executadas por Converti. Ele foi o responsável pela mudança da região, com a realização de intervenção urbanística reconhecida mundialmente. Em um local antes abandonado, Converti projetou hotéis, centros de exposição, áreas de lazer e zonas comerciais.

Metodologia

Arquiteto e doutor em sociologia urbana, o professor da UnB Benny Schvarsberg é especialista em planejamento de cidades. O acadêmico estuda os documentos e as bases urbanísticas institucionais do Distrito Federal. Ao longo da carreira, se dedicou a esses temas, com destaque para política e metodologia urbana.

O professor já escreveu artigos e livros sobre a história do planejamento urbano do DF. Benny Schvarsberg foi autor do estudo de reurbanização do Varjão, em 2002, e também já atuou fora de Brasília. Em 2001, supervisionou a execução do Plano Diretor do Litoral do Piauí e a re vitalização da Avenida Floriano Peixoto, em Campina Grande.

O secretário de Habitação do DF, Geraldo Magela, vai apresentar as propostas do governo para solucionar as questões de moradia e habitação na capital. O crescimento desordenado da cidade, o aumento do número de condomínios irregulares (de classe média e de baixa renda) e a carência de moradias são as principais preocupações do GDF. Segundo dados do Plano Distrital de Habitação de Interesse Social (Plandhis), elaborado pela pasta, faltam atualmente 330 mil unidades no DF. Magela também deve mostrar possíveis soluções para o planejamento urbano da capital, além de apresentar como a população pode ter acesso a financiamentos de imóveis.

Os convidados

Roberto Converti
Arquiteto argentino, dedica-se ao desenvolvimento de políticas de planejamento urbano estratégico. Atualmente, é um dos diretores do escritório Oficina Urbana e já foi diretor da Subsecr etaria de Planejamento Urbano de Buenos Aires.

Benny Schvarsberg
Professor da Universidade de Brasília (UnB), tem especialidade em projetos urbanos. Em 2010, ganhou o prêmio de profissional do ano do setor público, oferecido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

Geraldo Magela
Secretário de Habitação do Distrito Federal (DF), tem longa trajetória em Brasília. Já foi eleito deputado federal três vezes. Antes de iniciar a carreira política, Magela foi bancário e sindicalista. Tem experiência na área de habitação. Em 1997, durante o governo de Cristovam Buarque, também chefiou a pasta.