Com garantia de fornecimento de urânio, Irã aceita negociação

O Irã se mostrou disposto neste sábado a negociar a suspensão do enriquecimento de urânio em suas instalações até 20% em troca de ter fornecimento garantido de urânio enriquecido para fins de pesquisa.

"Se nos derem garantias de provimento de urânio enriquecido até 20% para o reator do Centro de Pesquisa de Teerã, nossos analistas estão prontos para negociar", declarou neste sábado (13) o porta-voz oficial da diplomacia iraniana, Ramin Mehmamparast, citado por veículos de imprensa do Cazaquistão.

Mehmanparast fez as declarações no 10º Fórum de Mídia Eurasiático realizado em Astana, a capital do Cazaquistão.

O porta-voz iraniano destacou, paralelamente, que a disposição não significa que o "Irã não tenha direito de enriquecer urânio até 20%".

"Todos os países têm direito de fazer isso", enfatizou, e reiterou que o programa nuclear iraniano "tem objetivos estritamente pacíficos". Ao mesmo tempo, ressaltou, "a flexibilidade das partes nas negociações deve ser recíproca".

Estados Unidos, Israel e alguns países europeus suspeitam que o Irã desenvolva um programa nuclear militar.

Teerã não nega que em suas instalações se esteja enriquecendo urânio até 20%, limite necessário para a produção de ogivas nucleares, mas reitera que isso é feito com científicos.

Os mediadores internacionais do Grupo 5+1, formado por Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, pressionam Teerã para que abandone o enriquecimento de urânio que poderia pôr em questão o regime de não-proliferação de armas nucleares.

A União Europeia impõe desde julho um embargo às importações de petróleo iraniano.

Fonte: Uol Notícias