Democratização: em ato, sociedade civil protesta contra a SIP

A campanha Para expressar a liberdade, a partir da iniciativa do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e da Frente Paulista pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação, convoca para a próxima segunda-feira (15) duas atividades para contrapor a 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

O evento ocorre entre os dias 12 e 16 de outubro, em São Paulo (SP).

Um ato público pela ampla e verdadeira liberdade de expressão será realizado às 10h30 em frente ao Hotel Renaissance, local da assembleia, na Alameda Santos, 2233, no bairro Cerqueira Cesar. No período da tarde, das 15 às 21 horas, ocorrerá no site da campanha (http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/) a “Contraconferência online: Liberdade de expressão na América Latina: de que lado está a SIP?”, com a participação de ativistas e especialistas do Brasil e da América Latina.

As duas atividades serão realizadas em parceria com o jornal Brasil de Fato, a pósTV/FdE e as revistas Caros Amigos, Carta Maior e Fórum.

Leia abaixo a convocação feita pela campanha Para expressar a liberdade:

Contraponto aos donos da mídia

São Paulo recebe entre 12 e 16 de outubro a Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). A SIP tem sido, nos últimos anos, a principal porta voz dos donos da mídia no continente, mas suas ações não se limitam à defesa de interesses empresariais. Não por acaso, os momentos em que ela esteve mais em evidência tiveram relação com a busca de desestabilizar governos progressistas da região.

A SIP coloca-se contra qualquer tentativa de regulação democrática, e usa a bandeira da liberdade de imprensa para defender a liberdade das empresas, numa visão que exclui a liberdade de expressão de setores inteiros da sociedade. A Argentina, por exemplo, que aprovou uma legislação considerada avançada por organizações insuspeitas como a Unesco e a OEA, sofre a oposição da SIP para poder colocar a lei em prática. O mesmo acontece com qualquer tentativa de democratização da comunicação em outros países.

É verdade que a liberdade de expressão tem hoje barreiras sérias para se estabelecer no continente, mas a maior parte delas não é abordada pela SIP. Ao contrário, a entidade faz de tudo para preservar o quadro de concentração, e não tem nenhuma ação em defesa do pluralismo e da diversidade na comunicação. A única agenda comum com o conjunto dos movimentos pela democratização da comunicação é o combate a ameaças físicas e a decisões judiciais que calam blogueiros, comunicadores e jornalistas.

Depois de 11 anos, a Assembleia Geral da SIP volta a São Paulo, e não há dúvida de que eles querem transformar o evento em um palco político para suas ideias. Para a abertura, são esperados o Prefeito da cidade, o Governador do estado e a Presidenta da República. Pensando na necessidade de um contraponto, a campanha Para expressar a liberdade, a partir da iniciativa do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e da Frente Paulista pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação, em parceria com veículos como a pósTV/FdE, a Carta Maior, Revista Fórum, Brasil de Fato e Caros Amigos, vai promover duas atividades:

Serviço
Ato público pela ampla e verdadeira liberdade de expressão
Onde: Rua Alameda Santos, 2233, São Paulo.
Quando: 15/10, às 10h30  

Se você defende a ampla e verdadeira liberdade de expressão, junte-se a nós!

Fonte: Brasil de Fato