Americanos consideram bandos armados sírios como "inúteis"

Funcionários do governo dos Estados Unidos consideram que os bandos armados antigovernamentais que operam na Síria não têm um plano militar claro e sua liderança está dividida, assinalou nesta segunda-feira (15) o diário americano The New York Times.

Um diplomata não identificado de um governo aliado de Washington na região reconheceu ao diário que seu país comunicou à Casa Branca sua "frustração" pela falta de organização e inefetividade do movimento armado de oposição no país árabe.

Por esse motivo, uma parte das armas que os Estados Unidos e seus aliados enviam, com a finalidade de derrubar o governo de Bashar al-Assad, cai nas mãos de grupos terroristas islâmicos que operam na Síria, agrega o periódico.

Funcionários do governo americano e representantes diplomáticos de países do Oriente Médio em Washington consideram que os opositores armados não têm um programa para governar o país, caso consigam derrubar o governo.

A Agência Central de Inteligência (CIA) trata de determinar com quais desses grupos pode alcançar suas metas, mas tropeça com sérios obstáculos devido à ausência de informação séria sobre essas facções e seus líderes, agrega o diário.

Esses problemas foram temas centrais tratados com autoridades da Turquia pelo diretor da agência de espionagem americana, David H. Petraus, durante a visita secreta que ele realizou ao país no mês passado, conclui a publicação.

Apesar do apoio de Washington e seus aliados, o Exército Árabe Síria desfere fortes golpes aos bandos armados em várias provínicias do país, em especial na de Alepo, um local de fortes combates nas últimas semanas.

Fonte: Prensa Latina