União Europeia debate pacote de sanções contra Irã e Síria

A União Europeia (UE), formada por 27 países, deve aprovar nesta segunda-feira (15) mais uma série de sanções ao Irã para pressionar o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad a abandonar o programa nuclerar desenvolvido no país.

Também deve ser aprovado um pacote de restrições à Síria. Os assuntos estão na pauta da reunião dos ministros de Relações Exteriores da região, em Luxemburgo.

As autoridades iranianas negam irregularidades no programa nuclear, reafirmnam seu caráter pacífico e também rebatem a possibilidade de abandonar os projetos do setor.

Além do Irã, a agenda da reunião também deve analisar o agravamento da crise na Síria. A expectativa é que também seja aprovado um pacote de sanções ao país árabe.

Para parte das autoridades europeias, não há progressos nas discussões sobre o programa nuclear iraniano. O novo pacote de sanções deve ser centrado nas transações financeiras e os setores do gás, transportes e comércio. O objetivo da União Europeia, tal como dos Estados Unidos, é estrangular o país economicamente.

Com agências